Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Apresentação tem repertório variado ao som da viola caipira de dez cordas

Publicado em 17/04/2018

Atualizado às 11:54 de 03/08/2018

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) – composta para esta apresentação de 42 instrumentistas e 6 cantores – sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, sob a regência de Rui Torneze, com o espetáculo Orquestra Paulistana de Viola Caipira – 20 Anos.

Durante o concerto, o grupo musical interpreta composições da música brasileira e internacional, ora com acompanhamento vocal, ora com formação apenas instrumental, como “Majestade o Sabiá” (Roberta Miranda), “Trem Bala” (Ana Vilela), “Libertango” (Astor Piazzolla), “Dust in the Wind” (Kansas) e “Billie Jean” (Michael Jackson).

“A característica da orquestra é trabalhar com repertório para formação de público. Tocamos para todos, independentemente de a pessoa conhecer a viola caipira e gostar de música caipira”, conta o maestro Torneze. “Vamos da música de raiz à erudita, passando por quase todos os gêneros. É comum pegarmos a introdução de uma peça erudita ou new age, fazermos uma junção e entrarmos na música caipira tradicional. Em ‘Billie Jean’, por exemplo, nós introduzimos a peça 'Caminheiro' (Jack), que faz parte do repertório caipira. Tocamos do modo mais fiel possível, com todas as nuances da música. E o barato é que isso é feito na viola. Vamos brindando o público com essas brincadeiras.”

Dividida em seis naipes de atuação [violas 1, 2, 3 e 4, violona (que soa uma oitava mais grave) e viola-base (acompanhamento harmônico)], além de naipe vocal, percussão e bateria, a OPVC atua como se fosse uma orquestra sinfônica, sendo esse o seu grande diferencial com relação às demais agremiações de viola existentes. Formado por instrumentistas cuja idade varia de 15 a 76 anos – que mantêm originalmente outras profissões, mas estudam ou já se formaram na sede da orquestra (localizada na Penha, na zona leste de São Paulo) –, o grupo tem quase metade de seu quadro composto de mulheres.

“No começo, eram poucas as mulheres. Atualmente, elas ocupam cerca de 50% das posições. O número foi aumentando justamente por causa da democratização do repertório e da nossa abordagem”, diz Torneze. “Vale lembrar que a música específica de viola é masculina. Isso porque ela fala da lida do gado, da lavoura, que são universos mais masculinos. Se você perguntar para qualquer pessoa do meio caipira se ela conhece alguma música cujo “eu” é feminino, vai ser difícil lembrar. Eu mesmo conheço uma, chamada 'Cabelo de Trança' (Tonico e Zé Paióça). Por isso nós buscamos formar um novo público para a viola.”

Sobre a viola de dez cordas

“A viola caipira descende do alaúde, instrumento árabe que chega com as invasões mouras na Península Ibérica (que compreende Espanha e Portugal). Lá, o alaúde é transformado na vihuela (ou viola), cuja característica é a corda dupla. Por aqui, a viola aparece em 1530, com a primeira expedição de fixação, junto com os jesuítas. Esse instrumento foi um dos primeiros a ser difundidos no território nacional”, explica Torneze. “Cada conjunto de cordas da viola é chamado de ordem. Ou seja, é um instrumento de cinco ordens, porém duplas. Ela é mais aguda que o violão.”

O maestro acrescenta que a afinação da viola caipira é chamada de cebolão. “Essa afinação tradicional (mi, si, sol sustenido, mi, si) veio de Portugal e é a mesma que nós usamos na orquestra”, diz ele. “A história conta que esse nome foi dado à afinação porque, quando você bate a mão na viola solta, o som é tão bonito que as pessoas choram de emoção como se estivessem descascando cebola. O timbre da viola caipira é choroso, melancólico. É especial.”

Orquestra Paulistana de Viola Caipira 
domingo 6 de maio de 2018
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]

ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe