Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Pat Metheny Unity Band

O guitarrista americano se apresenta no Auditório como uma das atrações do BMW Jazz Festival

Publicado em 23/05/2013

Atualizado às 20:40 de 02/08/2018

De 6 a 10 de junho, em São Paulo e no Rio de Janeiro, acontece a terceira edição do BMW Jazz Festival. E, como parte da programação, o guitarrista Pat Metheny traz a sua Unity Band à plateia externa do Auditório Ibirapuera no dia 9, às 17h.

O BMW Jazz Festival, surgido em 2011, tem curadoria organizada pela produtora e cineasta Monique Gardenberg, que reuniu o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedro Albuquerque para o projeto. O intuito do festival é resgatar o jazz e suas vertentes e espalhá-los pelo país, trazendo artistas conhecidos e novos nomes no gênero. Nas primeiras edições, em São Paulo, os shows eram realizados no Via Funchal. Neste ano, as atrações da cidade estarão no palco do HSBC Brasil e no Auditório Ibirapuera, enquanto o Rio de Janeiro receberá os artistas no Vivo Rio.

Pat Metheny é um guitarrista norte-americano de jazz. Aos 15 anos já tocava com os melhores músicos de jazz do Kansas e aos 19 se tornou o professor mais jovem da história da universidade de Miami. Metheny já conquistou 3 discos de ouro e 20 Grammy Awards, em 12 categorias diferentes. Tocou com personalidades do jazz e também com artistas de outros gêneros, como Steve Reich, Milton Nascimento e David Bowie.

A Unity Band é seu mais novo projeto. O grupo, formado também pelo saxofonista Chris Potter, pelo baixista Bem Williams e pelo baterista Antonio Sanchez, ganhou o Grammy de Melhor Disco Instrumental de Jazz em 2013. Metheny conta que a motivação para fazer um álbum com saxofone e guitarra na linha de frente (pela primeira vez em 30 anos de carreira) foi a participação de Potter no projeto. O nome veio do lugar onde Pat Metheny morava no Missouri, chamado Unity Village, e representa a “união de todos os sons e ideias que eu amo em uma coisa só”, define o guitarrista.

 

Pat Metheny Unity Band no BMW Jazz Festival
domingo 9 de junho de 2013
às 17h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa do Auditório]
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe