Em Pedra de Toque - a Poesia Contemporânea Brasileira, poetas como Armando Freitas Filho, Affonso Ávila, Alice Ruiz relatam suas influências e processo de trabalho. Com produção do jornalista e poeta Ademir Assunção, os programas revelam a fertilidade da nossa poesia contemporânea. Veja abaixo os programas da série e confira!

No player abaixo, você tem acesso à série completa, podendo ouvir todos os programas na ordem descrita a seguir. Se quiser, pode avançar ou voltar para programas que já ouviu, usando as setas localizadas nas laterais do player.

Caso prefira ouvir um programa de cada vez, separadamente, clique nos nomes dos escritores, na lista abaixo.

1. Carlos Ávila 

Poeta e jornalista mineiro, Carlos Ávila é autor dos livros Aqui & Agora, Sinal de Menos e Bissexto Sentido. Publicou também as plaquetes Loa - Aos Pequenos Lábios e Obstáculos, além do volume de ensaios Poesia Pensada. Seus poemas saíram em antologias no Brasil e no exterior, entre elas Nothing the Sun Could Not Explain (20 Contemporary Brazilian Poets) e Brésil: Nouvelles Générations. Depoimento gravado em Belo Horizonte, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

2. Affonso Ávila 

Poeta, ensaísta e pesquisador do barroco, Affonso Ávila tem sua trajetória permeada pela poesia de vanguarda. Seu primeiro livro, O Açude e Sonetos da Descoberta, foi publicado em 1953, seguido de vários outros, como Carta ao Solo, Cantaria Barroca, Discurso da Difamação do Poeta e O Visto e o Imaginado. Suas poesias reunidas saíram no volume Homem ao Termo, lançado em 2008 pela editora da Universidade Federal de Minas Gerais, em comemoração dos 80 anos do poeta. Programa gravado em Belo Horizonte, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

3. Horácio Costa 

O poeta paulistano Horácio Costa é autor de SatoriO Livro dos FractaThe Very Short StoriesO Menino e o Travesseiro,Quadragésimo e Ravenalas, entre outros livros de poesia. Professor de literatura na Universidade Nacional do México no período de 1987 a 2001, pesquisou a poesia de língua espanhola e traduziu para o português obras de Octávio Paz (Pedra de Sol), César Vallejo (Poemas Humanos) e Xavier Villaurrutia (Poesia Completa). Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

4. Alice Ruiz 

Poeta, tradutora e letrista de música popular, a curitibana Alice Ruiz é autora de mais de dez livros de poesia, entre elesNavalhanaligaPaixão Xama PaixãoPelos PêlosVice VersosDesorientais e Yuuka. Poemas seus foram musicados e gravados por grandes artistas da música brasileira, como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Gal Costa. Com a compositora e cantora Alzira Espíndola, lançou o CD Para Elas. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

5. André Vallias

Poeta da era do design gráfico e das mídias digitais, André Vallias organizou exposições de poesia visual no Brasil e em outros países e participou delas: Brazilian Visual Poetry, em Austin, Estados Unidos, p0es1s - Digital Poetry, em Berlim, Mycity, no Rio de Janeiro, e Arte & Tecnologia, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. É um dos idealizadores do evento multimídia Errática, junto com o poeta Eucanaã Ferraz. Programa gravado no escritório do poeta, na Estrada da Gávea, Rio de Janeiro, em setembro de 2008. Duração: 30 minutos.

6. Armando Freitas Filho 

Com mais de 40 anos de carreira literária, o poeta carioca Armando Freitas Filho é autor de Marca RegistradaLonga Vida3x4,Números Anônimos e Raro Mar, entre outros. Pesquisador de literatura brasileira, atuou na Fundação Biblioteca Nacional e foi assessor no gabinete da presidência da Funarte. No início deste século, teve toda a sua obra poética reunida no volume Máquina de Escrever, publicado em 2003. Programa gravado na casa do poeta, no bairro da Urca, Rio de Janeiro, em setembro de 2008. Duração: 30 minutos.

7. Paulo Henriques Britto 

Poeta, tradutor e professor, o carioca Paulo Henriques Britto é autor de Liturgia da Palavra, Mínima Lírica, Trovar Claro e Macau. Professor de estudos da tradução na PUC do Rio de Janeiro, publicou ainda o livro de contos Paraísos Artificiais e traduziu dezenas de autores de língua inglesa, como William Faulkner, Thomas Pynchon e Wallace Stevens. Programa gravado no apartamento do poeta, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, em setembro de 2008. Duração: 30 minutos.

8. Paulo Scott 

Poeta, romancista e agitador cultural, o gaúcho Paulo Scott publicou os livros de poesia Histórias Curtas para Domesticar as Paixões dos Anjos e Atenuar os Sofrimentos dos MonstrosSenhor Escuridão e A Timidez do Monstro. Escreveu ainda o romanceVoláteis e teve seu livro de contos Ainda Orangotangos adaptado para o cinema, com direção do cineasta Gustavo Spolidoro. Programa gravado no apartamento do poeta, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, em setembro de 2008. Duração: 30 minutos.

9. Claudia Roquette-Pinto 

Poeta e tradutora de língua inglesa, a carioca Claudia Roquette-Pinto é autora de cinco livros de poesia, entre eles Zona de SombraCorola e Margem de Manobra. Ex-diretora do jornal literário Verve, ela tem poemas publicados em diversas antologias nacionais e internacionais, nos Estados Unidos, na Espanha, no México e na Argentina. Programa gravado no Hotel Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, em setembro de 2008. Duração: 30 minutos.

10. Fabrício Carpinejar

O papel da poesia, os primeiros contatos com a Literatura e as principais influências poéticas são os temas deste depoimento do escritor, jornalista e professor Fabrício Carpinejar. O poeta também lê trechos de uma de suas antologias. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

11. Glauco Mattoso

Glauco Mattoso é poeta e ensaísta. Entre seus numerosos livros, figuram Línguas na Papa, Memórias de um Pueteiro, Manual do Pedólatra Amador, Centopéia: Sonetos Nojentos & Quejandos, Cavalo Dado: Sonetos Cariados, As Mil e Uma Línguas e o álbum de quadrinhos As Aventuras de Glaucomix, o Pedólatra, em parceria com o desenhista Marcatti. Escreveu também diversas letras de música para bandas punks. Programa gravado em seu apartamento, na Vila Mariana, em São Paulo, em dezembro de 2008. Duração: 30 minutos.

12. Geraldo Carneiro

Geraldo Carneiro é poeta, letrista de música e roteirista de televisão. Publicou Verão Vagabundo, Piquenique em Xanadu, Pandemônio, Folias Metafísicas e Balada do Impostor, entre outros. É parceiro de Egberto Gismonti, Astor Piazzola e Francis Hime, entre outros, cujas músicas foram gravadas por diversos intérpretes, como Tom Jobim, Ney Matogrosso, Vinicius de Morais e Olívia Byington. Programa gravado em sua casa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

13. Arnaldo Antunes

Poeta, cantor e compositor, o paulistano Arnaldo Antunes é autor dos livros de poesia Psia, Tudos, 2 ou + Corpos no Mesmo Espaço, Outro, Palavra Desordem e Como É que Chama o Nome Disso, além do volume de artigos e pequenos ensaios 40 Escritos, entre outros. Ex-vocalista da banda de rock Titãs, Arnaldo gravou também quase uma dezena de discos solo, como Nome, Ninguém, O Silêncio, Um Som, Paradeiro e Qualquer. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

14. Ronald Polito

Poeta, ensaísta, tradutor e historiador, o mineiro Ronald Polito é autor dos livros Solo, Vaga, Intervalos, De passagem e Terminal. Traduziu diversos poemas ingleses, franceses e catalães, de autores como Pierre Reverdy, Sylvia Plath, Joan Brossa, Salvador Spriu e Narcís Comadira. É um importante estudioso da obra dos poetas coloniais mineiros, especialmente Tomás Antônio Gonzaga. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

15. Sebastião Nunes

Poeta, escritor e editor, o mineiro Sebastião Nunes é autor de livros de poesia e prosa, como Antologia Mamaluca (volumes I e II), Somos Todos Assassinos, Decálogo da Classe Média, História do Brasil e O Elogio da Punheta, nos quais trabalha com fusões de texto, colagens, fotografias e tipologias. Publicou também os livros infanto-juvenis O Rei dos Pássaros, O Inventor do Xadrez e A Cidade das Estrelas, e fundou a editora Dubolsinho, dedicada à literatura para crianças e adolescentes. Depoimento gravado em Sabará, Minas Gerais, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.