Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

"Pesquisar a Literatura Brasileira Contemporânea - Padecer no Paraíso?" - Jogo de Ideias (2009) - Programa 1 (parte 1)

Os convidados deste Jogo de Ideias especial fizeram parte, no mês de dezembro de 2009, da segunda edição do projeto Conexões Itaú...

Publicado em 05/09/2012

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

Os convidados deste Jogo de Ideias especial fizeram parte, no mês de dezembro de 2009, da segunda edição do projeto Conexões Itaú Cultural: Pesquisar a Literatura Brasileira Contemporânea -- Padecer no Paraíso?, fórum de debates sobre o lugar dos pesquisadores da literatura no exterior, realizado no Rio de Janeiro. Os depoimentos captados no encontro geraram dois programas. Neste primeiro, os participantes falam sobre "como é estudar e pesquisar literatura brasileira no exterior"; quais as dificuldades dessas tarefas e o que fazem de concreto para que autores e temas da literatura brasileira possam ser conhecidos e aprofundados.

Destaque também para as formas encontradas por autores e pesquisadores para driblarem a impossibilidade de acesso aos livros brasileiros no exterior. Falam ainda da falta de uma política cultural para a literatura brasileira no exterior e da imagem que o Brasil tem lá fora. Leonado Tonus, brasileiro, professor do Instituto de Estudos Hispânicos da Universidade de Paris -- Sobornne, alerta: "nós precisamos do Brasil, nós precisamos do apoio das instituições, sem isso, nós vamos desaparecer lá fora. A tendência atual é que o português se torne uma língua menor, uma língua rara."

Apresentação e direção: Claudiney Ferreira.

Compartilhe