Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Pesquisas Rumos

Estudos acadêmicos realizados com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural exploram os campos da moda e do design.

Publicado em 08/07/2015

Atualizado às 21:11 de 02/08/2018

O programa Rumos Moda e Design 2012-2013 teve a finalidade de incentivar projetos acadêmicos capazes de abranger questões relativas à gestão cultural. A seleção dos estudos foi feita por meio de duas categorias: Pesquisa em Andamento (trabalhos de pós-graduação em stricto ou lato sensu) e Pesquisa Concluída (teses defendidas nos últimos 20 anos, publicadas ou não).

Dos cinco projetos selecionados na categoria Pesquisa em Andamento, dois já foram concluídos e disponibilizados para acesso. São eles:

A Coleção Particular da Cosac Naify: Explorações Sensíveis do Gosto do Livro, de Marc Barreto Bogo [acesse aqui]

Sinopse elaborada pelo autor:
O livro é problematizado nesta pesquisa como um texto sincrético: além de substâncias verbais, utiliza substâncias visuais, espaciais e táteis para fazer sentido e constituir-se num todo de significação. Uma editora que se destaca no cenário nacional, principalmente pelo seu caráter de experimentação com a forma do livro, é a Cosac Naify, em especial na sua Coleção Particular. Essa série de livros foi proposta com a intenção de abrigar clássicos da literatura ocidental, com narrativas breves, em edições nas quais o projeto gráfico é explorado de forma a intensificar a experiência de leitura e os modos de experimentar o texto. Até o momento de escrita da dissertação, fazem parte da coleção sete títulos, cujos projetos gráficos constituem o corpus desta pesquisa: Primeiro Amor (Samuel Beckett), Bartleby, o Escrivão (Herman Melville), A Fera na Selva (Henry James), Zazie no Metrô (Raymond Queneau), Flores (Mario Bellatin), Museu do Romance da Eterna (Macedonio Fernández) e Avenida Niévski (Nikolai Gógol).

O objetivo principal da pesquisa é investigar o projeto gráfico dos livros da Coleção Particular, visando compreender o modo por meio do qual a coleção, como um todo englobante, opera procedimentos singulares que produzem uma experiência sensível cujo efeito de sentido é o particular de cada obra, da coleção e da editora. Verificou-se que o efeito de sentido de particular percebido nas publicações decorre da maneira como o projeto gráfico dos livros explora a sua plasticidade, figurativizando conteúdos do texto verbal sincreticamente, bem como das diversas relações metadiscursivas que os livros mantêm com a história, a estrutura e os processos produtivos do livro, além de relações interdiscursivas e intersemióticas com diversas mídias e artes.

A moldura teórica consiste principalmente na semiótica discursiva desenvolvida por A. J. Greimas e nos seus desdobramentos plásticos e sensíveis realizados por J.-M. Floch, E. Landowski e A. C. de Oliveira. Procurou-se assim dar conta tanto da inteligibilidade quanto da sensibilidade da produção de sentido de cada obra da Coleção Particular, nas suas interações entre si, entre as demais coleções e com a própria editora. A partir dessa dinâmica do sentido, apoiada na dinâmica das interações, chegou-se a uma configuração identitária da Cosac Naify no mercado editorial brasileiro: a editora desenvolve nos seus leitores o gosto pelo livro e propõe, pela experiência sensível do livro, um contrato de fidelização do seu público leitor.

Novas Faces do Trabalho Artesanal: as Intersecções de Saberes na Relação entre Designers de Moda e Artesãos no Interior do Ceará, de Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva [acesse aqui]

Sinopse elaborada pela autora:
A pesquisa buscou compreender as novas formas de produção do artesanato por meio das intervenções de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessa atividade no Ceará, tomando como parâmetro a troca de saberes e fazeres entre artesãos e designers de moda no âmbito das ações da Ceart, uma vez que estes são enviados ao interior do estado a fim de ensinar uma nova metodologia de trabalho àqueles.

O objetivo geral do estudo foi compreender as interfaces criadas entre o trabalho do designer de moda e o do artesão, focando as interferências pedagógicas e as metodologias adotadas no processo de criação e produção do artesanato. Buscou-se erigir uma reflexão baseada na dialética, uma vez que ela permite considerar a ação recíproca entre os elementos observados e a constância do movimento que os envolve. Com isso, a metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e também da utilização de ferramentas etnográficas para a coleta e a análise dos dados.

O referencial teórico pautou-se nas teorias sobre o trabalho e o capitalismo na sociedade contemporânea; no estudo sobre as metodologias do design adotadas na atualidade, a fim de compreender a sua aplicabilidade na produção artesanal; nos estudos culturais; e na discussão sobre a educação emancipatória. A exposição das ideias seguiu o encadeamento dos objetivos específicos e a apresentação dos resultados encontrados a partir deles. Dessa forma, destacaram-se alguns resultados importantes, tais como: a contribuição do artesanato para o mercado atual pela agregação de valor cultural aos bens industriais, fazendo com que ele seja compreendido como bem simbólico e cultural e ao mesmo tempo econômico; a priorização do produto, e não das necessidades do artesão, durante as intervenções; e a incipiência da formação dos designers que atuam nessa área.

Compartilhe