Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ponto br

O coletivo promove encontro de diferentes artistas

Publicado em 30/10/2015

Atualizado às 10:17 de 03/08/2018

O coletivo Ponto br, formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura brasileira tradicional, recebe o grupo La Communauté Afro-Brésilienne Agouda de Porto Novo (Benin), além das Caixeiras do Divino da Família Menezes e do Grupo Cupuaçu de Danças Brasileiras, para apresentar o espetáculo Ponto br Convida.

No palco, o diálogo entre Brasil e Benin (África) e as manifestações culturais tradicionais de diversas regiões dos dois países – que carregam várias similaridades –, conduzidos por Mestre Walter França do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Mestra Zezé Menezes da Casa Fanti Ashanti, Ribinha do Bumba Boi de Maracanã, Éder “O” Rocha, Henrique Menezes, Lincoln Antonio e Renata Amaral, integrantes do Ponto br.

Ao lado dos convidados o coletivo mostra um repertório composto de gêneros como coco, maracatu, boi, rojão e carimbó, explorando as possibilidades desse diálogo e utilizando recursos cênicos de dança e projeções de vídeo.

O grupo La Communauté Afro-Brésilienne Agouda de Porto Novo, uma das comunidades Agudá (afro-brasileiros retornados à África) mais tradicional de Benin, está pela primeira vez no Brasil para participar desta apresentação e dos demais eventos que integram a Mostra Pedra da Memória, que acontece em vários espaços da cidade. Antes da apresentação no Auditório, haverá um cortejo pelo Parque Ibirapuera, a partir das 18h30, com integrantes de Porto Novo, do coletivo Ponto br e de outros grupos que participam do espetáculo.

Benin foi o país africano de onde vieram mais negros escravizados para o Brasil. Após a assinatura da Lei Áurea (1888), que inicia oficialmente o processo de abolição da escravatura, muitos descendentes de ex-escravizados e do tráfico escravagista retornaram àquele país e lá se estabeleceram – entre eles alguns membros da comunidade de Porto Novo. Até hoje, cultivam algumas tradições herdadas dos antepassados brasileiros – como o Carnaval, a burrinha e a Festa de Nosso Senhor do Bonfim.

Ponto br
Mestre Walter França do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Mestra Zezé Menezes da Casa Fanti Ashanti, Ribinha do Bumba Boi de Maracanã, Éder “O” Rocha, Henrique Menezes, Lincoln Antonio e Renata Amaral

La Communauté Afro-Brésilienne Agouda de Porto Novo (Benin) 
Alban Raoul Amaral, Ambroise Dotou Miguel, Annick Pauline Domingo, Auguste Benoît, Alexandre Amaral, Ayinla Akintola Moustapha, Christel Emmanue Sessi Ouensavi, Evelyne Florence Mariano, Noudéhouénou Sobias Odoh, Tanya Ariane Amaral e Ulrich Nargus Ferraez

Caixeiras do Divino da Família Menezes 
Anunciação Menezes (Dindinha), Bartira Menezes, Graça Reis e Mestra Zezé Menezes da Casa Fanti Ashanti

Grupo Cupuaçu de Danças Brasileiras 
Tião Carvalho (direção)

Ponto br Convida
sexta 20 de novembro de 2015
às 20h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 2330 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe