Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Prefeitura de São Paulo estabelece canais de comunicação com a população

Conheça alguns dos movimentos da gestão cultural da prefeitura de São Paulo que promovem a comunicação da população com o desenvolvimento...

Publicado em 01/07/2013

Atualizado às 20:42 de 02/08/2018

O contexto atual do cenário sócio-político brasileiro demonstra a vontade de parte da população de uma maior participação na construção das políticas de estado. A discussão da democracia participativa é, então, uma pauta de máxima importância.

É pertinente, portanto, conhecer o trabalho da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, sob a gestão de Juca Ferreira.

Desde o começo do ano a prefeitura de São Paulo lançou o programa #existediálogoemSP, que já contou com três reuniões realizadas no CCSP (Centro Cultural São Paulo), o primeiro encontro foi em 05 de fevereiro e atraiu mais de mil pessoas.

Estes encontros são caracterizados pela abertura de diálogo com o secretário, possibilitando assim que a população seja consultada na construção das políticas públicas.

Outra característica a ser ressaltada é o tipo de produção artística valorizada pelos encontros. No segundo encontro, realizado no dia 10 de Abril, o tema foi o Hip-Hop. Durante o evento, ressaltou que a intenção da reunião é ''descriminalizar'' o movimento.

Em reunião realizada no dia 28 de Maio com grafiteiros a prefeitura pôde montar, através do diálogo, uma agenda de trabalho que se referisse as necessidades dos artistas voltados a essa área.

No dia 28 de Julho a prefeitura lançou comunicado dizendo que irá pedir a grafiteiros que façam uma lista das obras produzidas que devem ser preservadas. A decisão foi tomada após o grande mal-estar gerado quando uma obra dos artistas OsGemeos foi apagada por uma empresa terceirizada enquanto prestava serviços para a prefeitura.

Em palestra no Centro Cultural de São Miguel Paulista Juca Ferreira ressaltou que a prefeitura ''tem que criar mecanismos específicos de relação, que sejam mais fáceis e simples. E que não obriguem a burocratização desses grupos culturais''.

A agenda do evento #existediálogoemSP pode ser acompanhada por aqui.

Veja a notícia completa a respeito dos grafites aqui.

Para saber mais: A revista do observatório Nº 7 traz entrevista concedida no final de 2008 por Juca Ferreira, quando era ministro da cultura.

Acesse aqui.

 

 

 

Compartilhe