Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Presença de Jorge Andrade

Evento contará com debate, encenação e exibição de importantes obras do dramaturgo

Publicado em 08/02/2013

Atualizado às 20:31 de 02/08/2018

Aluísio Jorge Andrade Franco, mais conhecido como Jorge Andrade (1922-1984), é considerado um dos maiores nomes da dramaturgia e da teledramaturgia brasileiras. Para resgatar sua memória e os aspectos de sua obra, o Itaú Cultural apresenta, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o evento Presença de Jorge Andrade, que conta com apresentações das companhias de teatro Grupo Tapa e Cia. do Latão, e debates com a curadora Elizabeth Azevedo, o consultor e pesquisador da Rede Globo Mauro Alencar e diretores teatrais.

No dia 22, sob o tema Teatro da Memória, que explora o início da carreira e as memórias de família do dramaturgo, será exibido o vídeo Vereda da Salvação, de Antunes Filho, baseado em uma das obras mais famosas de Jorge Andrade. Em seguida, Elizabeth Azevedo se junta a Eduardo Tolentino, diretor e fundador do Grupo Tapa (que possui o maior número de montagens das peças de Andrade), para um bate-papo. Para finalizar a programação desse dia, o grupo apresenta a peça A Moratória, que retrata a crise do café de 1929 e o drama de um fazendeiro paulista que perde suas terras em decorrência desse fato.

O tema Mundo Composto conduz a programação do sábado, 23. Será exibido o vídeo A Escada, que retrata o cotidiano de uma família de quatrocentões paulistas decadentes. Elizabeth e Sérgio Carvalho, diretor da Cia. do Latão, conversam com o público em seguida e, finalmente, a companhia faz a leitura dramática do texto inédito de Jorge Andrade, O Mundo Composto.

No último dia, o tema Dramaturgia em Capítulos aborda como as peças do dramaturgo se estenderam à televisão, e a discussão é feita com o público pela curadora e por Mauro Alencar, que exibirá a abertura da novela Os Ossos do Barão, escrita por Jorge Andrade e exibida em 1973.

Mais informações e horários do evento encontram-se na aba Programação.

 

Presença de Jorge Andrade
sexta 22 a domingo 24 de fevereiro de 2013

Entrada franca − ingressos distribuídos 30 minutos antes de cada programa
[Só participarão dos bate-papos aqueles que estiverem nas exibições dos vídeos]

[indicado para maiores de 14 anos] 14

Compartilhe