PARTICIPANTES

Atividades diversas são movimentadas por cerca de 30 fotógrafos, curadores, produtores, editores e pesquisadores

 

Para debater em mesas de reflexão abertas à participação do público, entrevistas entre os próprios artistas, sessões de autógrafos e, em plano fechado, grupos de trabalho, workshops e leituras de portfólios, foram convidados profissionais das diversas áreas da fotografia do Brasil e demais países latino-americanos que se reúnem aos curadores e recebem os interessados no tema

 

 

Veja aqui os seus perfis.

 

ADAM BROOMBERG e OLIVER CHANARIN

Artistas radicados no Reino Unido. Vencedores dos prêmios Deutsche Börse, em 2013, e Infinity Award, do The International Center of Photography (ICP), em 2014, são autores dos fotolivros The Holy Bible e Chicago. Seus trabalhos podem ser encontrados nas principais coleções e galerias mundiais de arte, incluindo Tate, em Londres (Inglaterra), Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA (Estados Unidos) e Musée de l’Elysée, em Lausanne (Suíça).

 

CARLOS CARVALHO

Tem uma carreira marcada pelo fotojornalismo, com trabalhos realizados para diversas revistas e jornais no Brasil, como Folha de S.Paulo e O Globo. É colunista do site LensCulture e atua como coordenador-geral do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre há 10 anos.

 

CLAUDIA JAGUARIBE

Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, recebeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2010) e tem 11 livros publicados. Suas obras podem ser encontradas em importantes coleções de acervos institucionais, como os de Inhotim (MG), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), Museu de Arte de São Paulo (Masp), Maison Européenne de la Photographie (Paris), Istituto Italo-Latino Americano (Roma) e Itaú Cultural (SP), além de coleções particulares. Em 2013, fundou – com Iatã Cannabrava e Claudi Carreras –, a Editora Madalena.

DENISE GADELHA

Atua como artista, professora e curadora. É mestre em poéticas visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou, em 2014, da II Bienal de Fotografia de Lima com a mostra individual DúO, na Galería El Ojo Ajeno, e, em 2015 curou a exposição Fotos contam Fatos na Galeria Vermelho.

DIÓGENES MOURA

Escritor, curador de fotografia e editor. Entre 1998 e 2013, foi curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, especializando-se em fotografia brasileira. Em 2009, foi eleito Melhor Curador de Fotografia do Brasil pelo Sixpix/Fotosite. Em 2015 foi curador da mostra A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira, no Itaú Cultural.

EDER CHIODETTO

Jornalista, fotógrafo e curador independente especializado em fotografia. Mestre em comunicação e arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), nos últimos dez anos realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Desde 2006, é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).


ELDA HARRINGTON

Nascida e criada em Buenos Aires, é fotógrafa, curadora e professora. Formada em direito, se envolveu com a fotografia na década de 1980. Atua há 28 anos como diretora da Escuela Argentina de Fotografía (EAF) e como presidente da Fundación Luz Austral (FLA), organização sem fins lucrativos fundada em 1999 para propagar a fotografia argentina no país e no mundo.

 

FELIPE NEPOMUCENO

Nascido em São Paulo em 1975, é fotógrafo e artista visual. Estudou fotografia na Escola de Artes Visuais (EAV) Parque Lage, no Rio de Janeiro, e na New York School of Visual Arts, em Nova York (Estados Unidos). É autor de diversos documentários de curta-metragem. Dirigiu os DVDs João Donato e Bud Shank – ao Vivo no Rio de Janeiro (2006) e Ney Matogrosso – Beijo Bandido ao Vivo(2010), entre outros. Atualmente dirige a sexta temporada da série Sangue Latino, do Canal Brasil.

 

FELIPE CODDOU

Fotógrafo e gestor cultural. Nascido em Santiago do Chile, estudou fotografia na Escuela de Cine de Chile e com o artista Eugenio Dittborn. Desde 2011, atua como coordenador de fotografia do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (CNCA), onde desenvolveu diversos projetos expositivos e de formação de caráter nacional e internacional.

 

HORACIO FERNÁNDEZ

Historiador, curador e professor na Faculdade de Belas Artes em Cuenca, Espanha. Autor de Fotografía Pública, livro da mostra homônima de 1999, que aconteceu no museu Reina Sofia, em Madri, publicou ainda, no Brasil, Fotolivros Latino-Americanos – resultado de uma pesquisa feita por quatro anos em 11 países.


IHIRO HAYAMI

Diretor do Tokyo Institute of Photography (TIP) e organizador do Tokyo International Photography Festival. Entre 2012 e 2014, foi editor chefe da Japanese Photography Magazine. Hoje dá aulas demasterclass com Marc Prust no Tokyo Institute of Photography e palestras em diferentes universidades e escolas de fotografia.

 

ITALA SCHMELZ

Graduada em filosofia, é curadora, crítica de arte e diretora do Centro da Imagem do México. Foi curadora do Pavilhão Mexicano na 55a Bienal de Veneza (2013). Escreveu ensaios para diversas revistas e publicações de arte.

 

ISABEL AMADO

Isabel Amado atua na área de fotografia desde 1988, quando iniciou sua trajetória na Galeria Fotoptica, de Thomaz Farkas. É sócia-diretora da Galeria da Gávea – especializada em fotografia contemporânea – e diretora da Anima Montagem – que atua com acervos e arquivos de fotografia –, além de representar coleções de fotografias modernas.

 

JOÃO PINA

Nascido em Lisboa, é fotógrafo. Formado em fotojornalismo e fotografia documental pelo International Center of Photography (ICP), em Nova York (Estados Unidos), tem trabalhos publicados nos jornais The New York Times e El País e nas revistas The New Yorker,Time Magazine e Newsweek. Em 2011, recebeu o prêmio Leão de Ouro, do Festival de Publicidade de Cannes.

 

JORGE VILLACORTA

Pesquisador, crítico e curador do Centro da Imagem, em Lima, no Peru. Foi curador-chefe da Bienal de Fotografia de Lima em 2014 e da exposição permanente do Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social (LUM), antigo Museu da Memória do Peru.

 

JUAN ANTONIO MOLINA

Formou-se em história da arte pela Universidad de la Habana e atuou como curador na Bienal de Havana e na Biblioteca Nacional de Cuba. Tem ministrado cursos, workshops e conferências em várias instituições culturais e educacionais em diferentes países americanos, entre eles o Brasil. Atua hoje como curador do espaço Punctum, na Cidade do México, onde organiza diversas exposições.

 

JIM CASPER

Editor chefe do site LensCulture, uma das principais publicações on-line que exploram a fotografia contemporânea no mundo. Integra ainda o conselho de administração da Society for Photographic Education (SPE), a maior associação mundial de educadores de fotografia.

 

JOERG BADER

Crítico de arte e curador, é diretor do Centre de la Photographie Genève e fundador da trienal 50 Jours pour la Photographie à Genève (50JPG) e da editora Éditions Centre de la Photographie Genève. Tem textos publicados nas revistas Art Press (Paris) e Kunstforum International (Colônia) e no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (Frankfurt). Como artista, realizou exposições individuais em Paris, Antuérpia, Zurique, Genebra, Turim e São Paulo, entre outras cidades.

 

KAMIKIA KISEDJE

Cineasta nascido na aldeia do povo Kisedje, na Terra Indígena Wawi, no Leste Xingu (MT), é coordenador da AIK Produções, produtora de vídeo da aldeia Ngôjhwêrê, ligada à Associação Indígena Kisedje. Desde 2000 documenta eventos, manifestações e mobilizações indígenas.

 

MARIANO KLAUTAU FILHO

Fotógrafo e pesquisador de arte. Mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), atua ainda como professor da Universidade da Amazônia e coordenador e curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

 

MAYRA MENDOZA AVILÉS

Pesquisadora e curadora mexicana, é subdiretora da Fototeca Nacional do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), no México. É coautora dos livros Hugo Brehme y la Revolución Mexicana e Imágenes de Cámara: Identificación y Preservación.

 

MILTON GURAN

Fotógrafo, doutor em antropologia e mestre em comunicação social, é coordenador-geral do FotoRio e diretor da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Um dos fundadores da Agil Fotojornalismo, é autor de Linguagem Fotográfica e Informação, entre outros títulos. Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (1998) e do Prêmio Pierre Verger (2002), em 2016 foi um dos selecionados no programa Rumos Itaú Cultural.

 

NICOLÁS JANOWSKI

Nicolás Janowski é fotógrafo, antropólogo e curador. Suas obras estão focadas em projetos pessoais de longo prazo na América Latina. Realizou palestras e workshops em diversas instituições latino-americanas, como o Centro da Imagem, no Peru, e a Universidade Nacional de Buenos Aires, na Argentina. Seu trabalho ganhou destaque em diferentes meios de comunicação, entre eles o blog New York Times Lens e a revista Time. Atua como curador do site Phmuseum desde 2013 e já foi contemplado com diferentes prêmios, entre eles o Repsol em 2014.

 

RENATA MARQUEZ e WELLINGTON CANÇADO

Professores de design e arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadores do grupo Cosmópolis. Editores da revista Piseagrama, são autores dos livros Espaços Colaterais (2008), Domesticidades: Guia de Bolso (2010), Atlas Ambulante (2011) e Escavar o Futuro (2014).

 

ROSÂNGELA RENNÓ

Artista intermídia e fotógrafa, é doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou exposições individuais na Appel Foundation (Amsterdã), no Museum of Contemporary Art (Los Angeles), no Prefix Institute Contemporary Art (Toronto), no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), na Fondation Cartier (Paris) e na Photographers’ Gallery (Londres).

 

TIAGO SANTANA

Tiago Santana atua desde 1989 desenvolvendo ensaios pelo Brasil e pela América Latina. Tem trabalhos publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior, com uma obra que integra importantes acervos e coleções de fotografia. Recebeu diversos prêmios, entre eles O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografias francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil e é fundador da Editora Tempo d’Imagem.

 

TICIO ESCOBAR

Crítico de arte e curador, foi ministro da Cultura do Paraguai entre 2008 e 2012. Autor de diversos livros sobre a arte paraguaia e a argentina, recebeu, em 2011, o prêmio da Associação Internacional de Críticos de Arte por sua contribuição no campo da crítica internacional.

 

VERONICA CORDEIRO

Curadora, escritora e antropóloga visual. Nascida em São Paulo, vive hoje em Montevidéu, no Uruguai. Membro do Independent Curators International (ICI), é graduada em história da arte pela Universidade de Edimburgo e mestre em antropologia visual pela Goldsmiths, Universidade de Londres. Atua como curadora do Centro de Fotografia de Montevidéu (CdF) organizando exposições anuais, projetos educacionais e o Festival de Fotografia Latino-Americano.

 

VIBRANT – ISADORA E MARTINA BRANT

Editora paulista de publicações independentes que trabalha no campo das artes visuais e da fotografia. Criada em 2014 pela dupla Martina e Isadora Brant, já participou das principais feiras de impressos no Brasil e no exterior, como a New York Art Book Fair, em Nova York (Estados Unidos), a Libros Mutantes, em Madri (Espanha), e a Paris Photo, em Paris (França).

 

WENDY WATRISS

Fotógrafa, escritora, curadora e cofundadora da FotoFest - Houston, organização internacional de arte e educação. Atua como diretora artística e curadora sênior na instituição desde 1991, tendo desenvolvido mais de cem exposições. Foi premiada entre 1970 e 1991 pela atuação em fotojornalismo e documentário.