Caro Duschenes,

 

Há em sua autobiografia um capítulo intitulado “Dicas para uma aluna minha, imaginária”. Tendo sido sua aluna por um tempo que julgo curto demais, resolvi estender nosso contato me permitindo pensar que você ainda andava pelo mundo, que de onde estivesse, você se dirigia a mim. Você estaria filmando com a mesma lente que olhou para a humanidade com imenso afeto, como se esta fosse uma grande família, heterogênea nas aparências, mas, com o ser humano aninhado em seu centro, tão semelhante na sua capacidade de construir um mundo belo e bom por meio da arte.

 

Mas não são dicas de viagem que você dá. Isto é para quem fez uma, duas, talvez uma dúzia de viagens na vida. Você conta que fez vinte viagens quando ainda era estudante na Europa e cinquenta e oito partindo do Brasil. Quase cem viagens e nunca foi turista. A cada volta (que já incubava o périplo seguinte), trouxe e compartilhou conosco, seus alunos, muito mais do que dicas, pois sempre soube que viajar era a procura pelo outro e, consequentemente, o encontro com si mesmo, e que esse era o caminho para a formação e a transformação, o passaporte para transcender a mediocridade que nos espreita desde o dia em que nascemos.

 

Portanto, para mim, você sempre estará viajando. Diante das inquietantes mudanças do mundo, me pego esperando você retornar, projetar seu último filme e comentar o que viu. Pois para você, viver sempre foi uma bem-vinda experiência e o mundo sempre teve salvação. Assim, meu querido professor-cineasta, talvez a viagem que mais guardo das suas aulas, seja a viagem interior que diz, sim, por que não ir mais longe e, apesar de todas as dificuldades inerentes ao ato de viver, me convence que eu sou um ser possível, num mundo possível.

 

 

Um grande abraço,

 

Paola Prestes

(sua aluna nem tão imaginária...)

 

 

[Paola Prestes é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) onde, em 1985, foi aluna de Herbert Duschenes. Atualmente é doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e desenvolve pesquisa sobre os filmes de seu ex-professor.]

Voltar