Muito querida Dona Maria,

 

Tenho muitos presentes que a senhora me deu: a poesia, a monografia, a coragem, a confiança, várias danças, o interesse pelo movimento junto à palavra, aceitação. A biblioteca ao lado da sala de aula. Todos os livros com marcações. “Pensar dançando”, a senhora dizia. Fascínio, transformação.

 

A sua educação emancipatória, suas viagens de formação e tratamento nos atualizavam com o mundo. Suas aulas (in)formavam sobre dança, artes, cultura. Eram para diferentes públicos: bailarinos, leigos, professores.

 

Nas aulas direcionadas a professores aprendi o valor do nosso ofício. Amadureci muito como professora. Nas aulas dos bailarinos eu reelaborava o que treinava fora como técnica. Tínhamos total apoio seu, enquanto incentivava a busca de um vocabulário próprio.

 

Foi possível desenvolver ao longo dos anos uma qualidade expressiva bastante variada e aguçada no meu modo de dançar e ensinar. Quando digo qualidade expressiva me refiro à razão também.  Com a senhora aprendi que a dança pensa, que quanto mais estudamos mais sentimos.

 

Quando falei do Dicionário Laban, a senhora disse: “Faça”. Eu fiz.

 

Quando a senhora morreu, eu já tinha chorado a sua perda. A senhora mesmo me ajudou. Avisava: “Não dou mais aula com o cérebro. Estou ficando doente”. Tudo em mim doía, mas fui ficando forte.

 

Hoje em dia continuo dançandopensando, com a senhora em mim.

 

Obrigada, Dona Maria,

 

Lenira Rengel

 

 

 

[Lenira Rengel conheceu dona Maria em 1977, aos 20 anos, e continuou tendo aulas com ela durante os 22 anos seguintes. Nesse período, além de frequentar os vários tipos de aula que Maria conduzia e de dedicar-se ao aprendizado de técnicas de dança moderna e de Laban, Lenira participou profissionalmente da performance Magitex (1978). É formada em direção teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Atualmente é professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde também coordena o programa de pós-graduação em dança.]

 

 

 

Voltar