fim de semana em família

Primeiro Fim de Semana em Família leva ao Itaú Cultural teatro

e oficina em uma referência ao universo artístico de Person

A peça de animação Anjo de papel, da Cia. Fios de Sombra, a oficina Eu-desenho, ministrada por Manuela Eichner, compõem a programação que marca a abertura da Ocupação Person; no mesmo espírito, no último fim de semana do mês é realizada a mini oficina Experimentos em animação, organizada pelos educadores do instituto.

 

No sábado e no domingo, dias 20 e 21 de fevereiro, o Itaú Cultural dá a largada à série de programações Fim de Semana em Família pensada para 2016, feita especialmente para integrar a agenda familiar. Marcando a abertura da Ocupação Person, nestes dois dias, às 16h, é apresentado o espetáculo Anjo de Papel, cuja proposta é fazer as crianças saírem do mundo agitado e urgente da sociedade contemporânea e leva-las a um estado de atenção e percepção, quando as luzes do espaço cênico são apagadas. Um pouco antes, às 14h, é ministrada a oficina Eu-desenho para ajudar os pequenos a compreender e perceber o espaço por meio do próprio corpo.

 

A Cia. Fios de Sombra ambienta Anjo de Papel em uma tela branca montada ao centro do palco, onde, aos poucos, surgem imagens, figuras, luzes e sonhos. A cada historinha contada, o pequeno espectador completa as imagens com sua imaginação. Crianças e adultos são conduzidos, assim, a um mundo de papel, onde uma velha senhora encontra um anjo também de papel com uma asa quebrada. Ela decide ajudá-lo e acaba criando um vínculo eterno com essa criatura que a tira de sua realidade e cotidiano. Solidão, abandono, relações afetivas são os temas abordados em Anjo de Papel, contados de maneira poética, e permitindo às crianças e aos adultos se envolverem e refletirem sobre o cotidiano.

Esta companhia surgiu da continuidade do trabalho de pesquisa e atuação do diretor e dramaturgo uruguaio Rafael Curci. Considerado um dos mais importantes nomes do teatro de títeres contemporâneo, ele é responsável pela direção artística do grupo que, hoje, é uma referência em teatro de animação no Brasil.  Composta pelo ator, produtor e iluminador Lucas Rodrigues e pela bailarina e atriz Paloma Barreto, a Cia, procura em cada uma de suas montagens, estimular no espectador sua disposição natural pela imaginação, incitar sua capacidade lúdica e representacional para que sejam realizadas interpretações simbólicas.

 

Oficina

Para Manuela Eichner, uma das selecionadas no Rumos Itaú Cultural 2009 e que ministra a oficina Eu-desenho no mesmo fim de semana do espetáculo, mas às 14h, desenhar é mover o mundo, soltar a energia do corpo, libertar o movimento e ligar-se à ingenuidade, à infância e ao experimental.  Nesta oficina, ela constrói um ambiente coletivo em que todos são parte integrante de um desenho tridimensional. Tudo começa com exercícios corporais para traçar noções de espaço e deslocamento ao abrir linhas coloridas e recortar formas geométricas.

 

Para o Fim de Semana em Família dos dias 27 e 28, os educadores do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural criaram a mini oficina Experimentos em animação. Realizada a partir das 14h no Piso Paulista, logo na entrada do instituto, o público será convidado a experimentar equipamentos de animação, entre eles, os mais conhecidos como o taumatrópio e flipbook, em seguida, o visitante, poderá escolher qual e o quê criar.

2016 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO