.07

DADOS INSTITUCIONAIS

Perfil em números

Atuando em várias frentes para mapear, apoiar e difundir a arte e a cultura do país, o instituto mantém uma programação intensa e gratuita em todo o território nacional e exterior há quase três décadas. Confira a seguir todos os números registrados desde a criação do instituto até 31 de dezembro de 2015

 

Exposições: 920

 

Público visitante sede: 6.750 milhões de pessoas

Atividades realizadas: 6.439 (entre shows, mostras de vídeo, peças de teatro, espetáculos de dança, palestras, seminários, cursos, exposições).

Exposições Itinerantes (acervo Itaú, Itaú Cultural e demais mostras itinerantes): 67 mostras

Público das itinerâncias do acervo: mais de 1.5 milhão

Produtos lançados: 748 (entre CDs, DVDs, CD-ROM, vídeos, livros e enciclopédias)

Produtos distribuídos gratuitamente: 958.619 mil

Programa Rumos, em 19 anos de atuação:

 

  • Recebeu mais de 52 mil inscrições;
  • Apoiou o desenvolvimento de 1.349 projetos em artes visuais, arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música, teatro e pesquisa.
  • Levou a obra dos selecionados para mais de 6 milhões de pessoas em todo o país;
  • Rumos 2015 – 2016

 

> 12.126 mil inscrições provenientes das 27 unidades federativas brasileiras e de 24 países dos cinco continentes

> 117 contemplados de 25 estados brasileiros

> Caminhada Rumos: 28 ações por todo Brasil, em 27 capitais

 

 

Mundo Virtual:

 

  • Portal Itaú Cultural: 111.5 milhões de acessos únicos
  • Redes Sociais

 

> Facebook: ativo desde 2009 soma mais de 748 mil fãs, a maior página de uma instituição cultural do Brasil.

>Twitter: 100 mil seguidores

> Youtube: Mais de 5,1 milhões de visualizações distribuídas em um acervo de mais de 4,8 mil vídeos

> Instagram: Mais de 32,3 mil seguidores.

 

  • Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras: Com mais de 8 mil verbetes e cerca de 200 mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras, é uma referência virtual que reúne informações sobre a produção brasileira em artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música.

 

  • Catálogo online da Biblioteca: 9 mil livros, 13 mil catálogos de arte, 679 títulos de vídeo (DVD + VHS), 400 obras de referência (enciclopédias, dicionários e guias, entre outros), 58 títulos de periódicos sobre arte brasileira e políticas culturais.

 

A Biblioteca do Itaú Cultural é uma readequação da Midiateca desde 2015 cujo acervo é especializado em artes visuais, música, teatro, dança, cinema e vídeo, design, arquitetura, crítica literária e política cultural. Atualmente direciona a sua atuação para o meio artístico e acadêmico, atendendo a pesquisadores, artistas e estudantes universitários de graduação e pós-graduação, com agendamento antecipado e consulta prévia ao catálogo em www.itaucultural.org.br/acervobiblioteca.

 

 

Premiações

 

Além de destaques na programação durante 2015, outro ponto de grande evidência     foram as premiações recebidas, como três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo projeto Artigas, 100, pela exposição Sergio Camargo: Luz e Matéria e pela apresentação das bandas O Terno e Boogarins no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. O documentário A Paixão de JL, sobre a vida do artista visual José Leonilson, também recebeu premiações nacionais e internacionais.

 

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer:

Em agosto de 2011, o Itaú Cultural assumiu, por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, por meio do qual o instituto faz a gestão da casa, quanto à manutenção desse patrimônio arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer, à sua programação artística e às atividades da Escola de Música.

 

A gestão do Auditório Ibirapuera não utiliza leis de incentivo. São próprios os recursos aplicados pelo Itaú Cultural no equipamento. Desde que passou a responder pela programação e pela gestão do equipamento, o instituto reduziu o valor dos ingressos a preços populares – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) –, ampliando o acesso do público aos eventos oferecidos.

 

Em 2015, 371.208 mil espectadores assistiram às 164 apresentações da casa (82 gratuitos).

PRESSKIT DIGITAL 2016