PRESS KIT

PROGRAMAÇÃO PARALELA / FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA E ATIVIDADES EDUCATIVAS

Fim de Semana em Família e atividades educativas

Todos os finais de semana, o Itaú Cultural promove atividades que possam ser exercidas em conjunto entre pais e filhos, adultos e crianças. Muitas vezes, elas têm relação com as exposições em cartaz no instituto, como é o caso de Sergio Camargo: Luz e Matéria, em cartaz no instituto de 28 de novembro a 9 de fevereiro. Em paralelo, o Núcleo de Educação realiza visitas temáticas para aproximar os visitantes das obras expostas e dos temas abordados.

 

O Núcleo de Artes Visuais, que organiza esta mostra, preparou programação do Fim de Semana em Família para o sábado, 28, e domingo, 29 de novembro. Trata-se da oficina A Geometria Empírica de Sergio Camargo, para 15 pessoas, a ser realizada no Piso Paulista, das 14h às 15h30.

 

Coordenada pela psicóloga e pedagoga Virgínia Walton, educadora na Escola Viva e promotora de atividades com crianças de 1 a 6 anos, baseada em artes, brincadeiras e sustentabilidade, e pela artista visual Yasmim Flores, cuja pesquisa busca a integração das diferentes linguagens como o desenho, a pintura, a dança e a performance, esta oficina traz Sergio Camargo como tema central para suas produções.

 

Fazer uma reflexão sobre o procedimento de construção da produção dos murais e esculturas do artista, é o foco da oficina, que parte de estudos de composição trabalhando pequenos pedaços de madeira, em formatos próximos aos que ele usava. O objetivo é realizar um escultura-colagem, com suporte de madeira ou mdf, como uma tela, no qual cada um monta a sua composição com três tipos diferentes de formas, inspiradas na obra de Camargo. Assim, cada participante constrói a sua própria escultura – uma tela-colagem-escultórica – podendo leva-la para casa.

Propostas educativas

O público também está convidado a participar de ações educativas que abordam, de diferentes modos, conteúdos presentes na exposição ou disparado por elas, buscando aproximar os visitantes das obras expostas e dos temas abordados, por meio de uma conversa leve, respeitando o interesse do público participante.

 

Nas visitas temáticas que acompanham Sergio Camargo: Luz e Matéria, os educadores apresentam ao público roteiros temáticos que propõem olhares sobre a obra do artista: a visita "Um olhar construtor" propõe aproximações e distanciamentos das premissas construtivas nas obras de Sergio Camargo; no percursos "Luz" propõe uma reflexão sobre a luz na obra do artista; e "Da palavra à forma" propõe a observação e análise de algumas obras a partir de escritos e poemas do artista.

 

As visitas à exposição também podem ser agendadas em português, inglês, espanhol e para a interpretação em Libras (Língua brasileira de sinais] por escolas, ONGs e instituições em geral. Os horários disponíveis são de manhã, à tarde e à noite. O instituto disponibiliza, ainda, vídeo-guia em português, inglês e Libras, com utilização de equipamento audiovisual. Os públicos surdo e ouvinte são convidados a percorrer a exposição seguindo seu próprio ritmo e interesse, por meio de equipamentos disponíveis para empréstimo – o atendimento, situado no Piso Paulista dá informações sobre a disponibilidade do material.

 

O Itaú Cultural oferece, ainda, material digital com mais informações sobre o conteúdo, sugestões de bibliografia e atividades para serem usados dentro e fora da escola, pelo site da instituição www.itaucultural.org.br

VOLTAR

<

2015 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO