eventos

A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira, em Fortaleza

Obra Lambe-lambe, de Lita Cerqueira, feita na capital baiana em 1976, integra a mostra (Foto: Lita Cerqueira/Itaú Cultural)

Apresentada em 2015 na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, a exposição A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira é exibida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, de 18 de janeiro a 26 de março de 2017. Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis, a mostra propõe um percurso iconográfico pelas obras – realizadas entre a década de 1930 e 2014 – de alguns dos mais representativos fotógrafos do país.

Mas quais relações a saudade pode manter com a fotografia brasileira contemporânea? Com curadoria de Diógenes Moura, a exposição pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.

A exposição traz obras de 36 artistas de diversas regiões do Brasil – ou que no país desenvolveram seu trabalho. Imagens de cinco deles – Ademar Manarini, German Lorca, José Oiticica Filho, José Yalenti e Julio Agostinelli – integram o acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, coleção de aproximadamente 19 mil itens que, gerida pelo Itaú Cultural, dá origem a uma série de mostras itinerantes, duas delas focadas na produção fotográfica nacional: Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira.

Além das fotografias que pertencem a esse acervo, a mostra conta com registros de nomes como Luiz Braga, Alberto Bitar, Gilvan Barreto, Voltaire Fraga e Paula Sampaio.

A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira
quarta 18 de janeiro a domingo 26 de março de 2017
terça a sexta, das 9h às 18h30 [permanência até 19h]
sábado, domingo e feriado, das 14h às 20h30 [permanência até 21h]

Centro Dragão do Mar de Cultura e Arte
Rua Dragão do Mar 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
Fone 85 3488 8622 | 85 3488 8624
entrada gratuita