eventos

Navegando pela Enciclopédia: Dorival Caymmi

A jornalista Patricia Palumbo (Foto: Ana Alexandrino)

Em abril, o Auditório Ibirapuera recebe, pela primeira vez, o Navegando pela Enciclopédia – projeto que pretende criar diálogos com a produção de grandes artistas brasileiros. Em cada edição, uma personalidade é homenageada. Depois de Pixinguinha, no Itaú Cultural, é a hora do legado de Dorival Caymmi ser explorado.

>> inscreva-se aqui <<

Conduzida pela jornalista e apresentadora do programa Vozes do Brasil Patricia Palumbo, a programação será dividida em quatro partes. Logo no início, será introduzida a imagem erudita de Dorival Caymmi. Nesse contexto, é possível explorar a influência de Claude Debussy sobre as composições do músico baiano e ainda a repercussão de suas canções nas obras de maestros como Lindolfo Gaya.

A segunda parte do Navegando pela Enciclopédia fala sobre como a tradição oral, a expressão de outras artes – a poesia, por exemplo – e sobretudo a própria canção brasileira foram bases para o trabalho de Caymmi. A seguir, são apresentadas a face romântica do compositor e suas influências cariocas, como observado na música “Sábado em Copacabana”.

Por último, a atividade discute outros aspectos presentes nas canções do compositor. Entre elas, a mulher retratada por Caymmi em músicas como “Marina” e “A Vizinha do Lado” e mesmo o povo brasileiro. Para participar, é necessário se inscrever a partir do dia 20 de abril aqui. Serão disponibilizadas 40 vagas.

O compositor e cantor Dorival Caymmi nasceu em Salvador em 1914 e, desde pequeno, vivenciou a arte em sua própria casa, onde eram comuns saraus com músicas e poemas. Mudou-se para o Rio de Janeiro e com o tempo sua carreira musical foi conquistando cada vez mais espaço. Para saber mais sobre a trajetória do artista, acesse a Enciclopédia Itaú Cultural.

No Itaú Cultural, o Navegando pela Enciclopédia acontece de 20 a 23 de abril e presta homenagem ao mestre Pixinguinha. Saiba mais aqui.

O evento conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Navegando pela Enciclopédia: Dorival Caymmi
Sala dos Pôsteres – 40 vagas
domingo 30 de abril de 2017
às 17h

[duração aproximada: 90 minutos]
 
[livre para todos os públicos]

 

 

Acessível em Libras