Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Projeto Camarim em Cena com Tadashi Endo

Tadashi Endo fala sobre sua carreira como dançarino de Butoh

Publicado em 04/05/2017

Atualizado às 15:06 de 11/06/2020

Libras

No dia 18 de maio, o Itaú Cultural recebe o bailarino de butô Tadashi Endo para um bate-papo sobre sua obra na dança. O artista, que também é coreógrafo e diretor do Mamu – Butoh Center em Göttingen, na Alemanha, fala sobre sua carreira, pontuando espetáculos importantes, alguns dos quais também apresenta no instituto no mês de maio (One-Nine-Four-Seven, no dia 19, Fukushima Mon Amour, no dia 20, e MA, no dia 21). A conversa tem mediação da jornalista Márcia Abos e conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tradução simultânea.

Veja também:
>> MA
>> Fukushima Mon Amour
>> One-Nine-Four-Seven

Em 2017, Tadashi Endo completa 70 anos de vida e 15 de relação afetiva e criativa com o Brasil, marcada por diversas apresentações ao redor do país, pela troca de experiências com uma série de artistas brasileiros, pela realização de atividades educativas e pela direção de espetáculos de grupos nacionais, como o Lume Teatro e o Bando de Teatro de Olodum.

Único e pessoal, seu fazer artístico se concentra na dança e no teatro, tanto oriental como ocidental. No início de sua carreira, realizou estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês – o Noh e o Kabuki – e depois se aprofundou nas técnicas do teatro ocidental no Seminário Max Reinhardt, na Áustria. Na dança, sua base é o Butoh-Ma, que conheceu com Kazuo Ohno, um dos criadores dessa modalidade. Com seu trabalho, Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino e o movimento eterno entre ambos.

Projeto Camarim em Cena com Tadashi Endo
quinta 18 de maio de 2017
às 20h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 212 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe