Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2015-2016: Projeto Cinema e Sal realiza exibições gratuitas a céu aberto

O projeto Cinema e Sal, contemplado pelo Rumos 2015-2016, tem como público-alvo crianças e adolescentes de regiões pesqueiras no arquipélago de Cairu, na Bahia...

Publicado em 16/11/2016

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

ATENÇÃO! Em dezembro, a mostra será realizada nos dias 12 e 13, em Gamboa.

O projeto Cinema e Sal, contemplado pelo Rumos 2015-2016, tem como público-alvo crianças e adolescentes de regiões pesqueiras no arquipélago de Cairu, na Bahia. O trabalho envolve o resgate da cultura marítima e o desenvolvimento da acessibilidade audiovisual. A ideia é descobrir novas formas de representação de si mesmo e das próprias comunidades.

Três pontos são destaque no projeto: oficinas de produção, mostras de documentários e formação de rede e bases audiovisuais. As atividades acontecerão de forma itinerante entre as comunidades de Garapuá, Gamboa do Morro (Ilha de Tinharé) e Boipeba (Ilha de Boipeba).

[caption id="attachment_94702" align="aligncenter" width="537"]Projeto Cinema e Sal valoriza a identidade de comunidades locais por meio de produções audiovisuais Projeto  valoriza a identidade de comunidades locais por meio de produções audiovisuais (foto: divulgação)[/caption]

 

A produção-executiva é de Cecília Amado e a direção-geral é de Lara Belov. “As comunidades foram escolhidas através da convivência nos territórios e da observação do potencial e das necessidades das vilas do arquipélago de Cairu. Somos formados por uma equipe híbrida da área de educação e cinema; parte das pessoas é do próprio arquipélago, parte de Salvador, mas todas convivem no arquipélago”, explica Lara. “Assim, pudemos perceber a diversidade existente entre as ilhas e também os pontos que as unem. A escolha de três diferentes comunidades traz o desejo de alimentar os vínculos e a articulação local, estimulando a formação de uma rede audiovisual entre as ilhas, com o potencial de levar e trazer histórias pelo arquipélago.”

A diretora também conta que veleja o arquipélago de Cairu há mais de 20 anos. Ao conviver com essas comunidades locais, Lara passou a refletir sobre como os moradores dessas regiões acabam sendo prejudicados – do ponto de vista de identidade, memória e autoestima – por ações exteriores, como especulação imobiliária, exploração de trabalho e dos recursos naturais. “Andando por essas ruas de areia, dois sons me chamavam atenção, o do mar e o da televisão, e então veio a pergunta: se todos somos consumidores de imagens e sons, por que não sermos também produtores deles?”, questiona. “E aí vêm o Cinema e Sal e o audiovisual comunitário como ferramenta para que as comunidades possam contar sua própria história através do olhar genuíno dos jovens.”

Ela complementa: “O projeto surge também como instrumento na luta pelo direito à comunicação, porque, além de uma vida digna, o ser humano merece uma representação digna nas diversas telas e suportes midiáticos”.

A primeira etapa possui duas atividades: as oficinas de documentário são destinadas a crianças e adolescentes, e as oficinas audiovisuais para práticas pedagógicas são voltadas para professores da rede pública de ensino e jovens monitores. Depois disso, serão realizadas as Mostras Cinema e Sal, com a exibição dos filmes produzidos e de outros curtas brasileiros e latino-americanos – todos seguindo a temática da relação do ser humano com o mar ou que tenham sido realizados a partir de práticas de cinema comunitário.

As mostras são gratuitas e abertas ao público, com exibições realizadas sempre a partir das 18 horas. Nos dias 19 e 20 de novembro, ocorrem na Praia de Garapuá; em 12 e 13 de dezembro, em Gamboa; e, em 18 e 19 de fevereiro de 2017, em Boipeba.

A última parte do projeto é a formação de rede e bases audiovisuais. Nesse momento, cada ilha receberá um kit com câmera, tripé e computador capacitado para edição de vídeo. O intuito é permitir a continuidade da prática e do conhecimento audiovisual. O material será entregue em escolas públicas.

Compartilhe