Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Projeto Mundano

Eleonora Fabião Exposição e livro Rio de Janeiro / RJ Desde 2008, Eleonora Fabião realiza performances em espaços públicos. São gestos...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Eleonora Fabião
Exposição e livro
Rio de Janeiro/RJ

Desde 2008, Eleonora Fabião realiza performances em espaços públicos. São gestos que instigam a pensar novos modos de relação entre as pessoas e esses locais. Em uma delas, por exemplo, a artista leva cadeiras para praças, tira os sapatos e escreve em uma grande folha de papel: “Converso sobre qualquer assunto”. A partir daí, abre-se o diálogo com quem quiser sentar ali com ela. A experiência foi realizada no Rio de Janeiro e em diversas partes do mundo.

O Projeto Mundano consiste em dar continuidade a essa pesquisa por meio de novas performances – a exemplo de Pixo a Guache e Não Compro Lata Velha. A iniciativa inclui também o livro Ações/Actions. Depois de oito anos de práticas radicalmente urbanas, a ideia da publicação é dar nova dimensão ao trabalho ao possibilitar que as ações sigam acontecendo em outro suporte, em outros espaços e tempos, em outras dimensões performativas.

O livro apresenta um extenso material fotográfico e escritos de Eleonora, além de textos inéditos de sete autores contemporâneos de diferentes gerações e nacionalidades, interessados em discutir performance, estética e política. São eles: Barbara Browning, Pablo Assumpção B. Costa, Adrian Heathfield, André Lepecki, Felipe Ribeiro, Tania Rivera e Diana Taylor.

Ações/Actions contou com distribuição gratuita e está esgotado. É possível encontrá-lo para consulta em diversas cidades do Brasil, além de outros países – Suécia, Noruega, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Veja aqui a lista de locais para onde o livro foi enviado (bibliotecas públicas e espaços de leitura).

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe