Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Renata Felinto e Sidney Amaral – O negro nas artes visuais – Diálogos Ausentes (2016)

A artista plástica e pesquisadora Renata Felinto fala sobre as dificuldades e desafios de ser mulher, negra, mãe e profissional no...

Publicado em 19/07/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

A artista plástica e pesquisadora Renata Felinto fala sobre as dificuldades e desafios de ser mulher, negra, mãe e profissional no Brasil. Ela apresenta alguns de seus trabalhos, como a série Re-Existindo, feita a partir da manipulação de fotografias para tentar recriar suas identidades, Margem, que reflete sobre a marginalidade do negro, e Também Quero Ser Sexy, série na qual ela se representa como uma estrela de cinema, novamente colocando a identidade em xeque.

Sidney Amaral, artista plástico, apresenta a série Nostalgia, em que os personagens do folclore e da cultura brasileira, Curupira, Emília e Saci, são ressignificados, e mostra sua série de autorretratos, que representa o preconceito sofrido pelo negro, a solidão dos negros traficados para o Brasil, entre outros momentos da história.

Selecionadas na convocatória, a mineira Raizza Prudêncio explica uma pesquisa estética sobre o corpo negro na série de foto-performances Aparições; a paulista Linoca Sousa fala sobre grafite e sobre a figura da mulher negra em grafites pela cidade e em colagens digitais. O fotógrafo Sérgio Adriano, de Santa Catarina, conta como questiona o que é a verdade no trabalho Portador da Verdade e Indo para o Enterro de SAH, sobre a morte social do negro, que é ou não aceito, dependendo do seu fenótipo ou vestuário.

Com mediação de Diane Lima. Debate gravado em 3 de junho, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Saiba mais aqui.

Créditos
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação: Vocs
Intérpretes: Naiane Olah e Erika Mota (terceirizadas)

Compartilhe