Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Renato Anesi

Em estilo livre, o músico incorpora ao choro novas influências

Publicado em 18/11/2016

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

Um dos mais importantes gêneros instrumentais da música popular brasileira, o choro nasceu no século XIX e segue vivo até hoje. No dia 1o de dezembro, o Itaú Cultural recebe o músico e compositor Renato Anesi, com o show Todo Mundo Chora, no qual apresenta um olhar específico sobre esse estilo musical.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Anesi se relaciona com a música – e com o choro – há muito tempo. Aos 11 anos, aprendeu com o pai a tocar violão, cavaco e bandolim. Sobre o estilo musical que sempre fez parte de sua formação ele conta: “Escuto choro desde que me entendo por gente”. O músico revela que, ao longo do tempo, pôde perceber as várias faces desse gênero, bem como sua evolução. Ele, que desde 2014 vive em Chicago, nos Estados Unidos, sente que existe cada vez mais espaço para o diálogo entre estilos musicais diversos.

Com nomes como Bach, George Gershwin, Tom Jobim, Bela Bartok, Hermeto Pascoal, Garoto, Jacob do Bandolim, Jeff Beck, Joe Pass e Egberto Gismonti entre seus mestres da música, Anesi conta que gosta muito de ouvir e aprender coisas novas. “Em diferentes fases me apaixono por coisas que escuto, e aquilo passa a fazer parte de mim”, diz. Essa relação de descoberta e absorção se reflete no repertório que o artista apresenta em seu show. O ritmo popular brasileiro adquire traços de jazz, blues, tango e flamenco em releituras de artistas como Astor Piazzolla, Scott Joplin, Paco de Lucía e George Gershwin, além de Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, grandes músicos do choro.

Anesi ainda apresenta composições próprias e inéditas, alternando-se entre o violão, o violão tenor – cujos arranjos se destacam por sua técnica e sua virtuosidade – e o requinto. No show, Anesi busca expressar e comunicar emoções. “Quero passar para o público o sentimento de encantamento, fascínio e surpresa que me agrada quando eu sou o ouvinte”, explica.

Renato Anesi
quinta 1 de dezembro de 2016
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe