Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Renato Braz, Breno Ruiz, Mario Gil e Roberto Leão

Show de lançamento do disco Mar Aberto conta com participação especial de Dori Caymmi

Publicado em 20/04/2016

Atualizado às 10:23 de 03/08/2018

Renato Braz (voz, violão e berimbau), Breno Ruiz (piano), Mario Gil (voz e violão) e Roberto Leão (voz) sobem ao palco do Auditório Ibirapuera para fazer o show de lançamento do disco Mar Aberto. O trabalho presta uma homenagem às canções brasileiras e é o primeiro que os quatro músicos realizam oficialmente com essa formação. A apresentação conta com a participação especial de Dori Caymmi.

“No ano passado eu e o Renato fizemos um show no Auditório e trouxemos o Mario e o Roberto [artista português de Santa Maria da Feira] para uma participação especial”, conta Breno Ruiz. “A química foi tão interessante, genuína [...] que parecia um show de nós quatro. Após esse espetáculo, tivemos a oportunidade de nos apresentar juntos em diversas ocasiões [...] Isso acabou virando um disco”, explica o pianista. “Mar Aberto é o nosso primeiro 'trabalho formal' [...] É um encontro.”

Segundo Renato Braz, trata-se de um disco de compositores (Mario e Breno) e cantores (Renato e Roberto) de gerações diferentes, buscando aproximá-las. “Na origem, era um disco meu e do Roberto e, a princípio, teria um repertório de músicas portuguesas e brasileiras”, diz. “Depois, o Mario e o Breno vieram e o projeto mudou no meio do caminho. Virou um disco de dois compositores que cantam e de dois cantores de ofício mesmo. Não tem uma figura central. Foi bem distribuído.”

Durante a apresentação, Renato, Breno, Mario e Roberto mostram composições próprias, como “Milagres” (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), “Elogio” (Mario Gil), “Nevoeiro” (Mario Gil e Breno Ruiz) e a faixa-título (Breno Ruiz e Cristina Saraiva), além de obras de Zeca Afonso e Dorival Caymmi e de uma inédita, “No Coração das Procelas”, de Dori Caymmi – que também participou da gravação do disco.

“O Dori Caymmi é como se fosse um padrinho nosso”, explica Renato. “Para ter uma ideia, foi o Mario Gil quem me apresentou a música do Dori, 20 e poucos anos atrás [...] E o Dori virou uma pessoa amiga nesse tempo todo. Nós acabamos nos aproximando, trabalhamos juntos [Renato participou de vários discos do amigo e vice-versa] [...] Quem me apresentou ao Roberto foi a Helena Caymmi, que é esposa dele. Então, imagine.”

O álbum Mar Aberto levou quase cinco anos para ser produzido, já que foi realizado em meio a outros projetos dos artistas. Mas segundo Breno Ruiz, o processo todo se deu de maneira tão espontânea – assim como o momento de entrar no estúdio e gravar – que, quando se deram conta, o disco já estava pronto. Ele explica ainda que o critério de escolha das canções que compõem o trabalho aconteceu naturalmente e que em nenhum momento houve uma reunião para selecionar o repertório.

“A impressão que eu tenho é que, na verdade, o repertório nos escolheu”, diz Breno. “Quando o Renato conheceu a mim e a minha música, ele conheceu Mar Aberto. E isso foi o gatilho dos nossos primeiros trabalhos”, acrescenta. “Quando o disco foi se formando, já com a participação do Mario e do Roberto, essa música acabou sendo o elo entre todos nós [...] A nossa relação é muito mais afetiva que profissional [...] As afinidades são tamanhas que nós somos como irmãos [...] Esse disco só existe com essa formação por causa dos nossos afetos, da amizade que temos, que fomos construindo – e que a música pôde nos proporcionar.”

 

Renato Braz, Breno Ruiz, Mario Gil e Roberto Leão
sábado 7 de maio
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe