Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Retratos da leitura no Brasil

O estudo aponta crescimento na atividade de leitura no país (4,7 livros/ano), quando comparado ao índice divulgado em 2000

Publicado em 12/04/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

O Instituto Pró-Livro (IPL) divulga pesquisa que analisa o comportamento do leitor brasileiro

O estudo aponta crescimento na atividade de leitura no país (4,7 livros/ano), quando comparado ao índice divulgado pela primeira edição da pesquisa, em 2000.

Embora Galeno Amorim, coordenador da pesquisa, seja cuidadoso ao estabelecer comparações entre as duas edições da pesquisa (de 2000 e de 2007) em razão da diferença de metodologia existente entre elas, ele aponta alguns dados importantes: Monteiro Lobato aparece como o escritor brasileiro mais admirado, a poesia como o gênero mais apreciado e a escola como o lugar mais importante para a formação do leitor.

Mas nem só de boas notícias se constitui o estudo: apesar dos avanços, a pesquisa indica a persistência do Brasil em não reconhecer a questão do livro e da leitura como algo importante e estratégico para seu desenvolvimento futuro.

Confira os resultados e as análises dessa pesquisa no livro Retratos da Leitura no Brasil, organizado por Galeno Amorim e publicado pelo IPL em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro está disponível para download gratuito.
Para saber mais, acesse:

http://www.observatoriodolivro.org.br/

Compartilhe