Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ribeirão Preto recebe mostra com fotografias modernistas brasileiras da Coleção Itaú

De 6 de outubro a 20 de dezembro, o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, recebe a exposição Moderna Para Sempre -  Fotografia...

Publicado em 05/11/2012

Atualizado às 20:29 de 02/08/2018

De 6 de outubro a 20 de dezembro, o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, recebe a exposição Moderna Para Sempre -  Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú. Com curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, a exposição remonta aos anos 1940 a 1970, quando, na esteira do modernismo europeu e americano da primeira metade do século 20, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica. Em um total de 83 imagens, de 17 artistas, este recorte mergulha, sobretudo, no movimento fotoclubista brasileiro.

Cannabrava explica que  o fotoclubista brasileiro teve início em São Paulo, no Foto Cine Clube Bandeirante, em 1939, e se alargou para outros fotoclubes da cidade. Em geral, era composto por fotógrafos amadores que, livres das obrigações de um trabalho comercial, puderam experimentar e quebrar regras. Nesses núcleos aterrissaram artistas da estatura de Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, José Yalenti e German Lorca, presentes na exposição. "Nas imagens, encontramos as buscas por formas e volumes, abstracionismos e surrealismo, em uma evidente influência das antigas vanguardas europeias", conta o curador.

Os trabalhos destes artistas começaram pictorialistas, imitando os padrões da pintura do século XIX. Com o desenvolvimento e crescimento econômico do país, desembocaram no celeiro da fotografia moderna brasileira, a chamada Escola Paulista. "Por meio de experimentações estéticas e, por vezes científicas, redirecionou o rumo do fazer fotográfico como já estava ocorrendo na Europa e nos EUA em décadas anteriores. A partir deste momento, texturas, contraluzes, enquadramentos sóbrios, linhas geométricas, solarizações, fotomontagens, fotogramas, entre outros tópicos, passam a integrar o vocabulário criativo", afirma.

Algumas obras
Duas imagens adquiridas pela coleção são Reflexo e Ovaladas - ambas produzidas em 1950 - de José Yalenti e apontadas por especialistas como exemplos que demonstram porque ele é reconhecido como mestre do contraluz e da geometrização de motivos. Entre as 22 obras do fotógrafo presentes na mostra, vale destacar também Paralelas e Diagonais, por meio das quais o espectador se depara com formas inusitadas, migrando o tempo todo de uma intenção abstracionista a um surrealismo inesperado.

Entre outras raridades está Telhas, de Thomaz Farkas, que constroi com criatividade um novo olhar sobre os já tão fotografados telhados. "Mesmo com o título ao lado da fotografia, duvidamos de qualquer referência a telhas ou telhados", observa o curador. "Esta imagem nos leva a um passeio por luz e movimento, e particularmente lembra as bandeiras de Volpi, que na verdade não nasceram bandeiras, mas sim telhados."

Paulo Pires, que expôs pela primeira vez em 1950 no Foto Cine Clube Bandeirante, e fundou, posteriormente, o Íris Foto Grupo de São Carlos, incorpora dois elementos à sua fotografia: o banal, que pode ser visto em Composição com Torneira, e a metrópole paulistana em vertiginoso crescimento, com seu trabalho sobre o Copan de Niemeyer, como ser observa na foto Linhas. "Esta imagem mostra o desnudamento do símbolo maior da cidade de São Paulo, o Copan, ainda em andaimes de madeira", assinala Cannabrava.

O abstrato-geométrico de Ademar Manarini faz par perfeito com Arabescos em Branco, de Gertrudes Altschul, rara representante do gênero feminino no fotoclubismo deste período. Se junta a este grupo a imagem Formas, de Eduardo Salvatore, de quem vale ressaltar o importante papel no cenário fotoclubista como um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante. Rubens Teixeira Scavone, em Abstração #5, completa o conjunto, em uma foto eternamente contemporânea de cartazes rasgados.

Lista de artistas e quantidade de obras:

Ademar Montanari (8)
Eduardo Enfeldt  (1)
Eduardo Salvatore  (1)
Georges Radó (4)
Geraldo de Barros (7)
German Lorca (11)
Gertudes Altuschul (3)
Gunter E.G. Schroeder (2)
João Bizarro da Nave Filho (1)
José Oiticica Filho (3)
José Yalenti (22)
Julio Agostinelli (1)
Lucilio Correa Leite Júnior (1)
Marcel Giró  (1)
Paulo Pires (13)
Rubens Teixeira Scavone (3)
Thomaz Farkas (1)

SERVIÇO
Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú
Abertura com coquetel para convidados: 5 de outubro de 2012 (sexta-feira), das 15 às 19h
Em cartaz de 6 de outubro a 20 de dezembro
De terça a sábado, das 14h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Local: Instituto Figueiredo Ferraz
Maestro Ignácio Stabile,  200, Bairro Alto da Boa Vista -  Ribeirão Preto
Fone: (16) 3623-2261
Informações:  www.institutofigueiredoferraz.com.br

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldi@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 3629.1017
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe