Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ricardo Ohtake assume como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

A partir de 17 de março, o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake ocupa o posto de titular da Cátedra Olavo Setubal...

Publicado em 06/03/2017

Atualizado às 11:36 de 03/07/2022

A partir de 17 de março, o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake ocupa o posto de titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, resultado de uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e o Itaú Cultural, financiador da iniciativa. O primeiro titular a ocupar o cargo foi o sociólogo, cientista político, filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet, que se despede de sua gestão em uma mesa-redonda sobre a obra de Machado de Assis no dia 16 de março, às 14h30, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. A cerimônia de posse de Ohtake acontece no dia seguinte, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário, com transmissão ao vivo pela internet, no link.

[caption id="attachment_96686" align="aligncenter" width="537"]Ohtake será o segundo dos cinco titulares da cátedra Ohtake será o segundo dos cinco titulares da cátedra[/caption]

Com cinco anos de duração, a cátedra foi criada em 17 de fevereiro de 2016 e é a primeira da Universidade de São Paulo a contemplar também a arte. A escolha de Ohtake como segundo titular veio do Comitê de Governança da cátedra, que reuniu três representantes de cada parceiro – IEA e Itaú Cultural –, além do ocupante de momento do posto (no caso, Rouanet).

Martin Grossman, ex-diretor do IEA e coordenador acadêmico do convênio, destaca a importância da nomeação de Ohtake como titular, dada sua notória carreira como formulador e implantador de políticas públicas para a cultura e como gestor de instituições culturais. Ricardo Ohtake é, desde 2001, diretor do Instituto Tomie Ohtake e também preside a Associação Brasileira de Entidades Culturais Não Lucrativas (Anec). Além disso, participa do projeto organizado por sua família – ele é filho de Tomie Ohtake – de transformar a casa da mãe em um centro cultural dedicado às artes plásticas. Já foi professor em diversas faculdades de arquitetura, comunicações e artes plásticas, secretário da Cultura do estado de São Paulo e diretor de instituições como o Centro Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som e a Cinemateca Brasileira.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência se destaca pela atenção especial dada aos diversos aspectos relacionados à gestão cultural e às políticas públicas para a cultura. Segundo Grossman, a gestão de Rouanet foi importante não apenas pelo fato de ele ser o autor da lei de incentivo que leva seu nome, mas também por sua visão sobre políticas públicas para o setor e sua reflexão filosófica sobre a arte. Com Ohtake, a coordenação do convênio busca debater outras concepções de políticas públicas e a influência da arte na sociedade.

Despedida de Rouanet

Sérgio Paulo Rouanet se despede de seu cargo como titular da cátedra numa mesa que tem como tema o escritor Machado de Assis e sua obra. Também participam do debate Alfredo Bosi, crítico literário, editor da revista Estudos Avançados e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Hélio Guimarães, professor na FFLCH e editor da revista eletrônica Machado de Assis em Linha; e as pesquisadoras Irene Moutinho e Silvia Eleutério, que atuaram com Rouanet na concepção da coletânea Correspondência de Machado de Assis.

[caption id="attachment_96688" align="aligncenter" width="537"]Rouanet no lançamento da cátedra, em 17 de maio de 2016 Rouanet no lançamento da cátedra, em 17 de maio de 2016[/caption]

 

A mesa aborda as cartas que o escritor trocou com nomes como Quintino Bocaiuva, Joaquim Nabuco, Salvador de Mendonça, Joaquim Serra e Mário de Alencar, e discute a forma shandiana, ideia elaborada por Rouanet, “caracterizada pela hipertrofia da subjetividade, pela fragmentação e digressividade do texto, pelos paradoxos espaço-temporais e pela mescla do riso e da melancolia”.

O evento acontece no dia 16 de março, às 14h30, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, e será transmitido ao vivo pela internet, no link. Para participar presencialmente é preciso se inscrever através de formulário.

Compartilhe