Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rimas & Melodias

O coletivo de mulheres canta rap e R&B

Publicado em 04/08/2017

Atualizado às 12:18 de 03/08/2018

Libras

O coletivo Rimas & Melodias sobe ao palco do Itaú Cultural em 19 de agosto para um show de rap e R&B. Formado por Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Stefanie, Tássia Reis, Tatiana Bispo e DJ Mayra Maldjian, o grupo se apresenta com um repertório diverso, composto inclusive de músicas solo das integrantes.

A afinidade musical foi um dos fatores de união entre as sete artistas, mas não o único. Alt Niss diz que fortalecer a presença feminina na música é um dos objetivos do coletivo. “É importante não só pela desigualdade absurda que existe em todas as áreas da música, mas também porque a gente precisa gerar trabalho e espaço para nós mesmas a qualquer custo. Não existe forma mais eficiente do que a gente ir lá e dar as caras”, explica.

Criado em 2015, o grupo começou com poucas pretensões. O intuito, a princípio, era realizar uma série de dez vídeos, captados com apenas uma gravação, para circular na internet. Entretanto, a repercussão da primeira produção, “Cypher”, tomou proporções inesperadas e o coletivo decidiu seguir.

Mayra conta que, apesar dos problemas em definir ou restringir o gênero musical produzido, o Rimas & Melodias tem orgulho de fazer rap e R&B. “Primeiro porque o rap feminino precisa ser visto; ainda somos muito invisibilizadas, mesmo existindo muita mina fazendo mil corres por aí”, diz. “Segundo porque temos cantoras maravilhosas de R&B e neo soul lançando trabalhos autorais incríveis – até então elas ficavam mais em um papel de coadjuvante, fazendo refrões em raps e vocais de apoio em shows, e isso é superimportante, mas elas podem ir muito, muito além.”

O repertório do espetáculo no Itaú Cultural fugirá do que vem sendo apresentado pelo grupo. Mayra explica que o Rimas & Melodias está em uma fase de transição no que diz respeito ao setlist dos shows, deixando de tocar apenas as faixas gravadas para a série de vídeos, produções solo das integrantes e parcerias já consolidadas. “Estamos em um processo de incluir músicas inéditas do disco nos shows: a primeira foi 'Origens', single de lançamento do nosso disco de estreia”, diz.

O primeiro álbum do grupo ainda não tem data de lançamento, mas o single já foi divulgado. Clique na aba Vídeos para assistir ao clipe da música, que fala sobre ancestralidade, espiritualidade, memórias de infância e referências musicais herdadas da família, entre outros temas relevantes para as integrantes.

Rimas & Melodias
sábado 19 de agosto de 2017
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita
[distribuição de ingressos

público preferencial: duas horas antes do espetáculo, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante | público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, um ingresso por pessoa]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe