Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Roberto Cruz – O Audiovisual no Brasil (2016)

Roberto Cruz, curador da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, conversa com o Observatório Itaú Cultural sobre...

Publicado em 05/04/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

Roberto Cruz, curador da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, conversa com o Observatório Itaú Cultural sobre o audiovisual no Brasil, suas diferentes linguagens e experimentações. Discute ainda políticas culturais para o setor e políticas de conservação e exibição de novas mídias.

Roberto Cruz é doutor em comunicação e semiótica pela PUC/SP e mestre em comunicação e cultura pela UFRJ. Desde 2012 é o curador da Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos, tendo apresentado a exposição em diversas cidades do país (Palácio das Artes, Belo Horizonte, 2012; Museu Nacional, Brasília, 2013; Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2013; Mamam, Recife, 2014; e Casa das 11 Janelas, Belém, 2015). Foi curador, entre outras, das exposições: Cinema Sim: Narrativas e Projeções, no Itaú Cultural, São Paulo (2008), e Fluxus Black and White, na Oi Futuro, Belo Horizonte (2012). Em cocuradoria com Aracy Amaral realizou a exposição Expoprojeção 1973-2013, no Sesc Pinheiros, São Paulo. Idealizou e coordenou a produção executiva do Iconoclássicos, série de cinco longas-metragens sobre artistas brasileiros. Seu mais recente projeto é Carne Vale – o Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira, exposição realizada no Sesi/SP. Atualmente atua como consultor da Enciclopédia de Cinema do Itaú Cultural.

Créditos
Gerente do Núcleo de Inovação|Observatório: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação|Observatório: Luciana Modé
Produção de conteúdo do Núcleo de Inovação|Observatório: Luciana Modé, Rafael Figueiredo
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Caroline Rodrigues
Captação: Bela Baderna
Edição: Caetano Biasi (terceirizado)

Compartilhe