Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Roda de Conversa: Ditadura Ontem e Hoje

Roda de Conversa é um projeto da equipe de educadores do Itaú Cultural que visa estabelecer um diálogo com o público sobre as exposições...

Publicado em 08/05/2014

Atualizado às 17:31 de 20/12/2018

 

Roda de Conversa é um projeto da equipe de educadores do Itaú Cultural que visa estabelecer um diálogo com o público sobre as exposições promovidas pelo instituto. Trata-se de uma atividade que se apropria do tema da mostra para disparar uma conversa com os visitantes sobre diversos assuntos – que podem estar relacionados à exposição como um todo ou com uma obra em particular –, procurando expandir a discussão para além do espaço expositivo.

Para a Ocupação Zuzu, os temas levantados surgem do simbolismo dos bordados, da produção artística dos anos 1960 e 1970 e do próprio contexto atual, trazendo à tona a política nacional.

A Roda de Conversa que aconteceu no dia 11 de abril trouxe para o debate questões ligadas ao período da ditadura militar brasileira, compreendido entre 1964 e 1985. Quais as consequências dos anos de chumbo para a nossa sociedade. O que permanece desse período em nosso cotidiano?

Depois de um levantamento na imprensa atual e na da época, foram apresentadas ao público manchetes de alguns jornais sem, no entanto, desvendar a data de suas publicações. O objetivo era evidenciar o primeiro ponto de discussão: o anacronismo referente à ideia de ditadura, ontem e hoje. A questão da repressão se apresentou como eixo central da conversa e, a partir disso, foi realizada uma leitura comparativa dos diferentes contextos.

A discussão, marcada para terminar em trinta minutos, durou cerca de uma hora e meia, o que demonstra a necessidade de discutir o assunto, tão presente em nosso dia a dia.

A próxima Roda de Conversa acontece no domingo 11 de maioàs 16h e abordará o tema: Alguns Conceitos de Design: Estampas nos Anos 1970. A conversa será conduzida em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com tradução para o Português. 

Compartilhe