Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Roda Popular ‒ Encontro dos Grupos de Cultura Popular do Território Velho Chico

Gilberto Gesse Morais Júnior e Vania Nunes Nogueira Articulação Ibotirama / BA Com o intuito de valorizar, incentivar e reestruturar...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Gilberto Gesse Morais Júnior e Vania Nunes Nogueira
Articulação
Ibotirama
/BA

Com o intuito de valorizar, incentivar e reestruturar grupos de tradições populares do Território Velho Chico (formado por 16 municípios no oeste da Bahia), o casal Vania Nunes Nogueira e Gilberto Gesse Morais Júnior desenvolveu o projeto Roda Popular ‒ Encontro dos Grupos de Cultura Popular do Território Velho Chico.

As ações do projeto foram realizadas entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 em quatro cidades do estado baiano: Ibotirama, Morpara, Paratinga e Barra. Cada um desses municípios recebeu uma oficina de construção de instrumentos percussivos e um show, que reuniu manifestações locais, como grupos de reisado, samba de roda e rodas de São Gonçalo.

Estimulando a produção cultural independente de conjuntos e artistas baianos, atraindo um público que não conhece as tradições dessa região, a Roda Popular ‒ Encontro dos Grupos de Cultura Popular do Território Velho Chico nasceu após a experiência positiva de uma iniciativa semelhante realizada em Muquém de São Francisco, em 2013. Saiba mais sobre o projeto no blog do projeto.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe