Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rodas de Conversa: O selfie na fotografia contemporânea

No dia 7 de setembro, o tema do Rodas de Conversa foi selfie, aquela fotografia que tiramos de nós mesmos. Essa palavra é um neologismo...

Publicado em 26/09/2014

Atualizado às 13:09 de 20/12/2018

 

 

No dia 7 de setembro, o tema do Rodas de Conversa foi selfie, aquela fotografia que tiramos de nós mesmos. Essa palavra é um neologismo criado a partir do termo em inglês self-portrait cuja tradução é autorretrato. Ganhou tanta importância atualmente que, em 2013, o termo selfie foi incorporado ao dicionário inglês Oxford e considerado a palavra do ano.

A conversa se iniciou com uma análise histórica do autorretrato, com foco em como o avanço da tecnologia e a popularização dos recursos para produção de imagens intensificaram seu uso. As selfies se tornaram parte do nosso cotidiano e moldam nosso olhar sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Nesse sentido, sua utilização nas redes sociais é significativo. Passa a existir um tipo de preocupação com a própria imagem e até de construção de aparências.

Os recentes dispositivos fotográficos também tornam a nossa relação com a fotografia cada vez mais imaterial. O filme tinha número limitado de poses, não se sabia o resultado antes da revelação e o produto final era uma série de papéis impressos. Hoje podemos ver a imagem fotográfica antes de ser revelada e selecionar o que julgamos ser bom ou ruim. É possível produzir mais e armazenar grandes quantidades sem dificuldade.

No final, concluiu-se que as selfies são uma ilustração da nossa sociedade contemporânea, uma indicação de que se prioriza o virtual sobre o real. São um indício do nosso comportamento no mundo, de quem somos atualmente.

Por que tiramos uma selfie? São anúncios publicitários de nós mesmos? São meios de construir nossa identidade? A selfie nos aproxima ou nos afasta da nossa imagem?

Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe