Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rua Fulano de Tal

Carol Neumann Website, instalação e vídeo Mauá / SP Na Rua Doutor Arthur de Carvalho e Sá, em Mauá, na região metropolitana de São...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:16 de 03/08/2018

Carol Neumann
Website, instalação e vídeo
Mauá
/SP

Na Rua Doutor Arthur de Carvalho e Sá, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, Carol Neumann investiga a relação dos moradores com o espaço, suas histórias e suas ideias em torno da nomeação da via.

Afinal, de quem é o nome que batiza o local? Para responder à pergunta, Carol, moradora do lugar, sai em busca da memória dos vizinhos. O resultado é o projeto Rua Fulano de Tal, que se divide em três plataformas: vídeo, instalação e site.

Com cerca de 15 minutos, o vídeo é experimental e aborda de forma crítica os processos de nomeação e transformação da via. O site (ruafulanodetal.com) propõe um jogo que se assemelha a um quebra-cabeça com retratos de cada um dos 97 moradores que aceitaram integrar o projeto. A instalação exibe uma montagem feita com sons e imagens dos moradores.

Estudante de midialogia e pesquisadora em cultura visual, Carol fez todos os retratos dos moradores com um aparelho desenvolvido por ela. Trata-se de um escâner convencional adaptado com uma lupa e uma caixa de papelão.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe