Música

Música 2010-2012

Filtro

O Rumos Itaú Cultural Música, edição 2010-2012, manteve a finalidade do programa de mapeamento, apoio e difusão de talentos na área da música em todas as regiões do Brasil, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro.

Nesta edição, recebeu 2.699 inscrições de artistas de todo o Brasil, com as seguintes carteiras no edital: Mapeamento, Coletivo, Infantil e Homenagem. Foram selecionados 74 músicos/artistas.

Rumos Mapeamento
Esta carteira foi indicada para artistas e/ou grupos com trabalho já desenvolvido. Um dos objetivos foi colaborar para a difusão e a articulação desses trabalhos artísticos (musicais). Foram 1.998 inscritos e 25 selecionados.

Rumos Coletivo
A Carteira Rumos Coletivo, que contou com 393 inscritos e 30 contemplados, entre instrumentistas, intérpretes e programadores, teve como objetivo colaborar para o nascimento de grupos musicais.
Através de uma comissão de seleção, 30 músicos foram escolhidos e divididos em nove grupos: entre duos, trios, quartetos e um quinteto. A maioria não se conhecia nem tinha feito nenhum trabalho junta. Eles também vinham de formações musicais e cidades diferentes.
O desafio de cada grupo foi construir, ao longo de quase dois anos, um processo de livre criação coletiva – através de quatro blocos de ensaios que ocorreram nas cidades de residência dos músicos – e que contou com a participação de um consultor.

 

 

Rumos Infantil
Esta carteira foi especialmente indicada para artistas e/ou grupos com trabalho destinado especificamente ao público infantil (crianças de até 12 anos).

Foram inscritos 196 candidatos e selecionadas 12 propostas.

Rumos Homenagem
Nesta carteira, cada inscrito apresentou uma música, composta a partir de interação, modificação, reprocessamento, remixagem, sampleamento, adaptação ou utilização, da forma que melhor lhe parecesse, de um ou mais dos fonogramas ou texto listados abaixo:

Fonogramas
– “6 Pequenas Peças para Violoncelo” (Rogério Duprat nº 1), intérprete: Antonio Del Claro
– “Só Esperança Ficou”, de Elpídio dos Santos, intérpretes: Negão dos Santos e Renata Marques

Texto
– “Navio Negreiro”, de Castro Alves

Foram 112 inscritos e 7 selecionados.

Ouça os programas de rádio.


A comissão foi formada por um representante do Itaú Cultural e pelos nomes abaixo:

Jards Macalé, compositor e cantor.
Pio Lobato, instrumentista e compositor, foi selecionado na edição Rumos 2000-2001 e 2004-2007.
Debora Pill, pesquisadora musical, produtora de documentários sobre música e locutora de rádio e web-rádio, atualmente apresenta o Vitrola Livre.
Wado, cantor e compositor, foi selecionado na edição Rumos 2007-2009.
Alessandra Leão, cantora e compositora, foi selecionada na edição Rumos 2007-2009.
GOG, compositor, cantor e rapper.
Ynaiã, instrumentista, compositor e baterista do grupo Macaco Bong.
Julio Rizzo, instrumentista e compositor, foi selecionado na edição Rumos 2007-2009 (Quartchêto).
Marcelo Brissac, compositor, instrumentista e diretor da rádio MEC (RJ).
Jarbas Cavendish, instrumentista e professor de harmonia na UFG, foi selecionado na edição Rumos 2007-2009 (Sons do Cerrado).

Conheça todos os selecionados.

Conheça os selecionados em Mapeamento.

Conheça os selecionados em Coletivo.

Conheça os selecionados em Infantil.

Conheça os selecionados em Homenagem.