Teatro

Teatro 2010-2012

Filtro

O Rumos Itaú Cultural Teatro, em sua primeira edição (2010-2012), tem como finalidade promover intercâmbios entre teatros de grupo* em todas as regiões do Brasil, incentivando o convívio, a troca e o compartilhamento de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro.

Leia a Coleção Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012 em PDF

*Teatro de grupo compreendido como comunidade ou coletivo artístico empenhado num mesmo projeto de caráter investigativo com práticas de pesquisa continuada. O teatro de grupo difere do teatro comercial, empresarial ou institucional.

A missão do Itaú Cultural de desenvolver e organizar processos, compreender as práticas culturais e gerar conhecimento sobre as artes brasileiras fez com que o Próximo Ato: Encontro Internacional sobre Teatro Contemporâneo, criado em 2003, ganhasse dimensão nacional. Para tanto, em 2006, foram convidados como consultores Antônio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem, José Fernando Azevedo, diretor do Teatro de Narradores, e Maria Tendlau, codiretora do Coletivo Bruto, para que repensassem o conceito do programa junto ao Núcleo de Artes Cênicas do instituto.

O primeiro desafio foi definir um eixo de discussão que pudesse atravessar as cinco regiões do país. O tema escolhido foi “teatro de grupo”, que pautou encontros e reflexões. Essa experiência serviu também para prover a criação de um programa Rumos para a área de teatro, cujo enfoque não poderia ser outro senão o intercâmbio e, nesse caso específico, dedicado à pesquisa. Foi aberto um edital público nacional para inscrições de projetos compartilhados entre dois grupos que tivessem uma questão comum de estudo, fosse de prática artística, pedagógica, reflexão teórica etc.

Uma comissão mista e independente – formada por Fernando Villa (Centro-Oeste), Pita Belli (Sul), Olinda Charone (Norte), Hebe Alves (Nordeste), José Fernando Azevedo, Maria Tendlau e Antônio Araújo (Sudeste) – selecionou 12 projetos de pesquisa. Durante um semestre, 24 grupos de 12 estados brasileiros receberam financiamento para viabilizar seus trabalhos.

Entre 26 de agosto e 3 de setembro de 2011, cerca de 200 artistas de teatro se reuniram no Itaú Cultural para compartilhar entre si e com o público os resultados de seus processos de pesquisa e criação. A Semana Rumos Teatro foi aberta com uma palestra do ensaísta e professor de arte, tecnologia e cultura Laymert Garcia dos Santos. A partir do dia 27 os processos de pesquisa foram abertos ao público. Internamente, os artistas se encontraram para conversar sobre seus procedimentos de trabalho com o acompanhamento da diretora e professora Cristiane Paoli Quito e da performer e professora Eleonora Fabião.

Nos dias 27 e 28 de agosto houve uma palestra da professora Cecilia Salles, pesquisadora de processos de criação nas artes. O encerramento reuniu todos para uma conversa de avaliação sobre tudo o que foi apresentado e discutido.

O lançamento do livro Próximo Ato: Teatro de Grupo, organizado por Antônio Araújo, José Fernando Azevedo e Maria Tendlau, e coordenado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, celebra e compartilha um trabalho conjunto desenvolvido ao longo de cinco anos.


Comissão de seleção
Fernando Villar
Pita Belli
Olinda Charone
Hebe Alves
José Fernando Azevedo
Maria Tendlau
Antônio Araújo

Conheça todos os selecionados.