Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2013-2014: A Solidão do Sol em Cinzas do Ar – Viola Nordestina

A Solidão do Sol em Cinzas do Ar – Viola Nordestina selecionado: Hugo Linns Um projeto que valoriza a criação artística. Assim é...

Publicado em 11/07/2014

Atualizado às 20:56 de 02/08/2018

obra: A Solidão do Sol em Cinzas do Ar – Viola Nordestina
selecionado: Hugo Linns

 


 

Um projeto que valoriza a criação artística. Assim é A Solidão do Sol em Cinzas do Ar – Viola Nordestina, iniciativa de Hugo Linns. A proposta do músico pernambucano é compor dez músicas instrumentais tendo a viola dinâmica (também chamada de viola nordestina) como destaque.

O instrumento é conhecido por servir como acompanhamento dos versos de cantadores e repentistas. O trabalho de Linns visa justamente mostrar outra abordagem, explorando as possibilidades da viola como instrumento principal. A iniciativa também inclui um site para registro e divulgação das músicas.

Desde o início de sua formação artística no Conservatório Pernambucano de Música, Linns teve contato com as melodias regionais do Nordeste. O mergulho nesse universo continuou no curso de licenciatura em música, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e em outras pesquisas e estudos. Em seus dois primeiros trabalhos, os CDs Fita Branca e Vermelhas Nuvens, Linns já destaca a viola dinâmica. Ele tem também como inspiração e incentivo o violeiro e professor Adelmo Arcoverde, com que toca desde 2006.

A viola é parte importante da música popular e regional nordestina. Foi na região que o instrumento, originalmente trazido por colonos e jesuítas portugueses, ganhou uma estrutura diferenciada e passou a ser chamada de viola dinâmica.

No entanto, há poucos luthiers hoje no Brasil que fabricam o instrumento. Daí a importância de, segundo o projeto de Linns, preservar e valorizar a identidade da viola nordestina.

Compartilhe