Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2013-2014: Moda, arte e vintage, a mistura que dá certo no centro histórico de São Paulo

Residência Artística de Moda Casa Juisi selecionado: Simone Pokropp Transformar peças de roupa vintage em obra de arte. Essa é a...

Publicado em 05/02/2015

Atualizado às 21:04 de 02/08/2018

obra: Residência Artística de Moda Casa Juisi
selecionado: Simone Pokropp

Transformar peças de roupa vintage em obra de arte. Essa é a proposta central da Residência Artística de Moda Casa Juisi, que convida profissionais de moda, de arquitetura e de artes visuais para desenvolver trabalhos que apresentem à sociedade uma nova perspectiva sobre essas peças e acessórios.

“Quero ver um novo desdobrar da moda, pois já se produz demais pelo mundo, e o que fazer com tudo isso? Daí veio a ideia de se apropriar de todas as ferramentas que a moda oferece. Só com o olhar do artista atingiremos um novo pensar. Se isso vai interferir na vida das pessoas, é o que veremos com essa residência”, aponta Simone Pokropp, idealizadora do projeto selecionado pelo Rumos.

O interesse de Simone pelo vintage e pelas experimentações com moda, arte e arquitetura é de longa data, mas foi em 2003, em parceria com Junior Guarnieri, que as ideias começaram a ser postas em prática. Naquela época, eles montaram no bairro dos Jardins, em São Paulo, uma loja de roupas. “Vendíamos peças selecionadíssimas. Trazíamos novamente aquilo que foi esquecido com o fechamento de alguns lugares em São Paulo. Resgatamos esse gosto pelo vintage e inserimos na vida cotidiana a mistura do novo e do velho, coisa que só era apreciada no universo underground”, recorda ela.

Mais tarde, o endereço nos Jardins já não refletia o propósito de Simone e Junior, que foram encontrar em um casarão antigo da década de 1890, bem no centro da capital paulista, o local ideal. A Casa Juisi, que abriga um acervo de 20 mil peças entre roupas, acessórios e mobília, também funciona como área para pesquisa, experimentações artísticas e locação. O espaço é interligado à Phosphorus, mais focada em vivências artísticas. “A Phosphorus, com suas residências artísticas, trouxe esse aprofundamento das possibilidades multidisciplinares que o artista pode expressar”, diz ela.

A Casa Juisi é um dos locais de maior experimentação em moda e arte de São Paulo. No local, já foram gravadas cenas de filmes como Xingu, de Cao Hamburguer, e videoclipes, como Freguês da Meia-Noite, do rapper Criolo. Com o projeto Residência Artística de Moda Casa Juisi, o espaço ganha ainda mais movimentação.

Detalhes do projeto

Os candidatos a participar do projeto passarão por uma banca que analisará seus portfólios. Para desenvolverem seus trabalhos, terão todo o apoio necessário, incluindo alimentação e estadia.

As produções realizadas durante a residência poderão ser conferidas pelo público em diferentes pontos da cidade, compondo uma mostra temporária. O processo criativo de cada um dos residentes será registrado e publicado em um fanzine produzido colaborativamente pelo grupo.

Compartilhe