Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos Legado: Quartchêto recebe Toninho Ferragutti

O Quartchêto traz a raiz musical sul-americana ao palco do instituto

Publicado em 20/02/2014

Atualizado às 20:51 de 02/08/2018

Milonga, xote, vanera, chamamé, chacareira, candombe, polca, jazz. O Quartchêto apresenta, no dia 9 de março, às 19h, no Itaú Cultural, sua mistura de ritmos, focada na raiz musical sul-americana, com participação do acordeonista Toninho Ferragutti. O show faz parte do Rumos Legado, uma série de eventos que retoma a memória do programa Rumos Itaú Cultural de fomento à produção artística.

Veja também:

>> Giana Viscardi recebe Nailor Proveta
>> Wado recebe Patricia Polayne

Formado por Julio Rizzo no trombone, Luciano Maia no acordeom, Hílton Vaccari no violão e Ricardo Arenhaldt na percussão, o grupo já lançou dois álbuns – em 2005, Quartchêto, premiado em quatro subcategorias no Prêmio Açorianos 2005, inclusive Disco do Ano; e, em 2009, Bah, com três Açorianos em 2009, com Disco do Ano novamente. Também ganharam o Troféu Teixeirinha de Melhor Grupo de Show. Em 2012, fizeram 15 espetáculos na Alemanha e na França. Atualmente, produzem o terceiro CD.

O show no instituto trará músicas de Quartchêto e Bah, além de uma composição inédita, do álbum em produção. Segundo Hílton Vaccari, são “músicas com ritmos vibrantes e improvisos, sempre baseadas na música regional gaúcha”.

Toninho Ferragutti é músico, compositor e arranjador com oito álbuns solo e em parceria, tendo participado de CDs e shows de músicos como Gilberto Gil, Mônica Salmaso, Edu Lobo, Hermeto Paschoal, Lenine e Antonio Nóbrega. Ele toca pela primeira vez com o Quartchêto. E Vaccari adianta: “Faremos alguns temas com ele, haverá um momento só com os acordeons do Luciano e do Toninho e tudo acaba numa grande festa com o mais alegre ritmo do Rio Grande do Sul, o vaneirão”.

Rumos Música 2007/2009

O Quartchêto foi selecionado do Rumos Música 2007/2009. Sua participação está registrada no show de 2008 no instituto e no programa de rádio feito sobre sua trajetória (foram produzidos 17, sobre todos os premiados do edital).

Vaccari comentou essa passagem pelo programa: “Nossa participação no Rumos foi muito positiva. A partir daí participamos dos maiores editais do Brasil. Penso que as filmagens feitas na ocasião [o Rumos Música fez um box com material dos selecionados] abriram um caminho promissor. Pudemos mostrar com muita qualidade nosso trabalho”.

Na aba Vídeos, você vê um trecho do show de 2008. Mais: parte da apresentação de Toninho Ferragutti no Auditório Ibirapuera.

Rumos Legado: Quartchêto recebe Toninho Ferragutti
domingo 9 de março
às 19h

Compartilhe