contemporaneo.singular



Quem é quem


Allana Meirelles estuda comunicação social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi bolsista da Produtora de Multimeios da UFJF, atuando no programa Mosaico, veiculado pela TVE. Estagiou no portal Ecaderno. Selecionada pela reportagem Trilha Sonora. Vive em Juiz de Fora (MG), mas atualmente faz intercâmbio na Universidade de Aarhus, Dinamarca.


Amanda Cotrim estuda comunicação social na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Já passou pelas rádios CBN e Globo Campinas e atualmente colabora para a revista Caros Amigos. Estudou roteiro cinematográfico na Escola de Cinema em Cuba e realiza um documentário sobre Mazzaropi. Selecionada pela reportagem Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Vive em Campinas (SP).


Amy Loren estuda jornalismo na  Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mantém o blog http://bloguelado.blogspot.com e participa de projetos culturais ligados à universidade. Estagiou no jornal O Imparcial e na Rádio Universidade FM. É assessora de imprensa e produtora cultural da Independente Assessoria. Selecionada pela reportagem Divinas Caixeiras. Vive em São Luís (MA).


André Seiti é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente é fotógrafo e editor de fotografia do Itaú Cultural. Vive em São Paulo (SP).


Antonio Laudenir estuda jornalismo na Faculdade Cearense. Cursou filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), mas não concluiu. Colaborou para agências de publicidade como designer gráfico e integrou a 11ª turma do programa Novos Talentos do jornal O Povo. Selecionado pela reportagem A Palavra como um Abraço. Vive em Fortaleza (CE).


Babi Borghese é publicitária e jornalista. Membro do Who’s Who Historical Society (EUA), trabalhou nos departamentos de comunicação e jornalismo da Rede Record e atualmente coordena a área de literatura do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, responsável pelo Rumos Jornalismo Cultural e pelo Rumos Literatura, entre outros programas da instituição. Vive em São Paulo (SP).


Bárbara Altivo estuda comunicação social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Selecionada pela reportagem Juventudes Ocupam a Cidade: Cultura e Cidadania em BH. Vive em Belo Horizonte (MG).


Bárbara Pustai estuda jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Selecionada pela reportagem Cinemateca Capitólio: Um Patrimônio Cultural para Porto Alegre. Vive em Porto Alegre (RS).


Bruno Ortiz
é professor de história, graduando em artes visuais e mestrando em história. Participante de vários Salões de Humor no Brasil e em Portugal. Mantém o blog www.brunortiz.blogspot.com. Vive em Porto Alegre (RS).


Bruno Senna é fotógrafo e videomaker. Colabora para a Revista Ragga e para o Estado de Minas, além de produzir fotos publicitárias. Foi diretor de fotografia do curta "+" e, em 2008, fez a sua primeira exposição, Paris Toujours. Vive em Belo Horizonte (MG).


Bruno Thofer é fotógrafo e designer. Trabalhou para revistas como Bravo!Exame e Gloss – nesta última tendo participado do projeto gráfico da revista impressa e digital no iPad –, além de colaborar para o File e Senac. Suas especialidades são nas áreas de identidade visual, editorial, caligrafia e fotografia. Vive em São Paulo (SP).


Caio Palazzo é fotógrafo que já trabalhou com colegas como Gui Paganini, Luís Crispino e Paulo Vainer no início da carreira. Hoje segue trilha própria fotografando basicamente shows, eventos, natureza e aventura. Vive em São Paulo (SP).


Carolina Fasolo estuda jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente estagia na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social. Selecionada pela reportagem Como Ser Feliz Ganhando Pouco: O Lado B do Pop/Rock em Campo Grande. Vive em Campo Grande (MS).


Christina Rufatto é fotojornalista. Trabalhou em jornais e revistas e hoje dirige a Agência Rufatto Press, produzindo material editorial e institucional. Vive em São Paulo (SP).


Cia. de Foto é um coletivo de produção de imagens com forte pesquisa teórica e experimental. Representado pela Galeria Vermelho, produz basicamente ensaios fotográficos assinados em grupo. O coletivo vive em São Paulo (SP).


Claudiney Ferreira
é jornalista, radialista, produtor e gestor cultural, com passagens por revistas do Grupo Abril, Fundação Roberto Marinho, TV Cultura, BBC de Londres, CBN. Atualmente é gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, responsável pelo Rumos Jornalismo Cultural, Rumos Cinema e Vídeo e Rumos Literatura, entre outros programas da instituição. Vive em São Paulo (SP).


Eduardo Baszczyn é jornalista e escritor. Trabalhou na Rádio CBN como repórter, editor e apresentador. Foi âncora dos jornais da Rádio Bandnews FM, locutor dos programas de literatura e música da web Rádio Itaú Cultural e fez reportagens para o canal Futura. Vive em São Paulo (SP).
Emilio Damiani é desenhista e caricaturista. Formado em comunicação visual, trabalhou na Folha de S.Paulo, no jornal Shopping News, na editora Brasiliense e nas revistas semanais IstoÉ, Veja e Exame. Vive em São Paulo (SP).


Emilio Damiani é desenhista e caricaturista. Formado em comunicação visual, trabalhou na Folha de S.Paulo, no jornal Shopping News, na editora Brasiliense e nas revistas semanais IstoÉ, Veja e Exame. Vive em São Paulo (SP).



Everton Constant é jornalista. Gerente de conteúdo do portal Terra, é responsável pelo gerenciamento do serviço de conteúdo e operação de internet TV do Terra na América Latina. Tem passagens pelas Redes Bandeirantes, Record, Globo e Manchete, além do jornal Gazeta Mercantil. Foi professor dos cursos de jornalismo do Senac e Faculdade Cásper Líbero. Vive em São Paulo (SP).


Fábio Malini é doutor em comunicação, professor de jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ativista do Fórum de Mídia Livre e da Universidade Nômade. Consultor do Onda Cidadã – Mapeamento do Midialivrismo no Brasil para o Itaú Cultural e mantém o blog http://fabiomalini.wordpress.com/. Vive em Vila Velha (ES).


Flávio Motonaga é publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou carreira em agências off-line e há 12 anos dirige a líbero+, empresa de webmarketing, atendendo clientes como Nestlé, Philips, Leroy Merlin, Saint-Gobain e Redecard, além de colaborar com a formação de identidades para ONGs e projetos sociais. Vive em São Paulo (SP).


Guilherme Magalhães estuda comunicação social na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalha no jornal Rascunho. Selecionado pela reportagem Distraídos Nos Perderemos. Vive em Curitiba (PR).


Jahitza Balaniuk
é formada e Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado. Atualmente é produtora no núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. Vive em São Paulo (SP).


José Castello é jornalista, escritor, crítico literário, biógrafo e colunista do suplemento Prosa & Verso, de O Globo. Publicou vários livros, entre eles Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão, João Cabral de Melo Neto – O Homem sem Alma, Inventário das Sombras, Ribamar e As Feridas de um Leitor. Vive em Curitiba (PR).


Karen Araujo estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Selecionada pela reportagem Literatura de Mulherzinha. Vive no Rio de Janeiro (RJ).


Lincoln Miyahara é webdesigner formado pela UMC – Universidade Mogi das Cruzes. Iniciou sua carreira em 2002 na líbero+ como aprendiz e hoje é sócio diretor do mesmo com a função de gerenciamento de projetos e criação. Vive em São Paulo/SP.


Luiza Bravo estuda comunicação social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participou do programa de treinamento profissional para o Mosaico, veiculado pela TVE, e para a secretaria de comunicação da universidade. Atualmente estagia em uma empresa de consultoria empresarial, monitorando mídias sociais. Vive em Juiz de Fora (MG).


Luiza Miguez estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde pesquisa literatura, comunicação e tecnologia pelo Pacc (Programa Avançado de Cultura Contemporânea). Estagia na revista piauí e coordena as redes sociais do Bloco do Sargento Pimenta. Selecionada pela reportagem Eles Escrevem sem Papel: A Literatura Eletrônica Brasileira e Seus Autores. Vive no Rio de Janeiro (RJ). 


Marília Camelo é jornalista e fez os primeiros cliques em redações de jornal impresso, ingressando no fotojornalismo. Vive em Fortaleza (CE).


Nelson Visconti é formado em letras com habilitação em tradução e intérprete na Universidade Paulista (Unip). Atualmente integra a equipe do núcleo de Comunicação e Relacionamento do Itaú Cultural, colaborando na revisão da revista Continuum e de outras peças gráficas da instituição. Vive em São Paulo (SP).


Richner Allan é publicitário e atualmente trabalha como fotógrafo no Auditório Ibirapuera. Vive em São Paulo (SP).


Rubens Chiri é fotojornalista. Foi editor de fotografia e fotógrafo do Anuário do Futebol Brasileiro, do Anuário do Turismo Paulista e do Banco de Imagens da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Foi presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP) e integrou a equipe de fotojornalistas do Diário Popular. Vive em São Paulo (SP).


Saulo Pereira Guimarães estuda comunicação social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Teve trabalhos publicados pela revista Overmundo e crônicas selecionadas para a coletânea Cronicidades. Estagia na assessoria de imprensa da Fundação Biblioteca Nacional. Selecionado pela reportagem De Oculto a Cult – A Vida Secreta de Alcides Caminha ou Carlos Zéfiro. Vive no Rio de Janeiro (RJ).


Thais Caselli estuda comunicação social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participou do programa de treinamento profissional como editora de imagens na secretaria de comunicação da UFJF e atualmente é editora de imagens e apresentadora do programa Mosaico, veiculado pela TVE, e editora de imagens e cinegrafista do portal Ecaderno.com. Vive em Juiz de Fora (MG).


Tom Cabral é fotojornalista. Trabalhou no Jornal do Commercio e atualmente integra o coletivo O Santo Ateliê, que entre outras ações mantém um laboratório P&B e monta editoriais de fotografia em grandes festivais como: MIMO, Fliporto, Pernambuco Nação Cultural e FITO. Vive no Recife (PE).