Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Sabotage: Maestro do Canão

Auditório exibe duas sessões do documentário

Publicado em 05/05/2016

Atualizado às 10:32 de 24/01/2023

No dia 20 de maio (sexta-feira), em duas sessões, às 18h e às 20h, o Auditório Ibirapuera exibe o documentário Sabotage: Maestro do Canão,do diretor Ivan 13P. Na ocasião, ainda será lançado o DVD do filme, que conta com depoimentos, fotos e manuscritos inéditos – e estará disponível para a compra.

Segundo Denis Feijão, produtor do longa-metragem, “No DVD procuramos reunir o que tínhamos de melhor e o que não tinha entrado no filme. Teremos extras com novos depoimentos e novas histórias, uma galeria de fotos muito interessante e manuscritos inéditos extraídos dos cadernos do próprio Sabotage, tudo embalado com muita música”.

Pouco mais de um ano após a estreia – que aconteceu no próprio Auditório Ibirapuera em janeiro de 2015 –, Sabotage: Maestro do Canão já foi visto por mais de 30 mil pessoas em seis capitais brasileiras, no circuito Espaço Itaú de Cinema. Foi exibido também no Canal Brasil (TV por assinatura).

O documentário é uma homenagem a Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, e traz depoimentos de familiares (como Sabotinha, filho do artista), amigos, parceiros e diversas pessoas ligadas ao rapper – como Mano Brow (Racionais MC's), Rappin Hood, Andreas Kisser (Sepultura), BNegão, Paulo Miklos e os cineastas Hector Babenco e Beto Brant. Revisita a singularidade musical e a versatilidade midiática de Sabotage, admirado em diversos segmentos da música brasileira, demonstrando a importância desse artista e sua contribuição para a história do rap.

Sabotage nasceu na zona sul de São Paulo, onde, depois de ter sido gerente de tráfico, encontrou no rap a saída desse submundo. Ao entrar na música e descobrir seu verdadeiro dom, mudou radicalmente de vida. Em 2000 recebeu o convite de Rappin Hood e Sandrão (RZO) para retornar a carreira artística. Passou então a fazer pequenas participações nos shows de RZO, o que o fez evoluir musicalmente de forma rápida.

Como rapper, cantando sobre violência policial, miséria e vícios, Sabotage rapidamente se destacou na cena hip-hop nacional. Teve um álbum lançado em 2001– Rap É Compromisso – e diversas participações em discos de outros artistas, como BNegão, Rappin Hood, Sepultura, Negra Li, Charlie Brown Jr. e Z'África Brasil, além de atuar nos filmes O Invasor, de Brant, e Carandiru, de Babenco. Em pouco mais de dois anos de carreira, deixou uma profunda marca na história do rap nacional e uma legião de fãs e seguidores. Foi assassinado em 24 de janeiro de 2003.

Sabotage: Maestro do Canão foi realizado em parceria com duas produtoras: 13 Produções, de São Paulo, conhecida pelas suas produções independentes de documentários musicais de média-metragem, e Elixir Entretenimento, que vem se destacando por trabalhos como Raul – o Início, o Fim e o meio. A obra tem patrocínio do Itaú Unibanco e da Sabesp, com apoio do Itaú Cultural e coprodução do Canal Brasil.

Sabotage: Maestro do Canão
sexta 20 de maio
às 18h e às 20h
duração: 120 min (aproximadamente)

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[classificação indicativa: 14 anos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe