Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú em Cuiabá

Exposição remonta a trajetória do inventor

Publicado em 27/07/2017

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

A mostra, que remonta a trajetória do homem que se dedicou à inovação, ao design e à ciência e foi exposta pela primeira vez no final de 2016, no Itaú Cultural, fica em cartaz de 10 de agosto a 1º de outubro no Palácio da Instrução, em Cuiabá.

A exposição convida o visitante a passear por diversos lugares e momentos que fizeram parte da história do inventor, como a fazenda Cabangu, onde nasceu, e a Belle Époque francesa, em que conquistou sua fama.

Objetos, documentos e fotos do aviador integram a exposição, com imagens que resgatam os balões, dirigíveis e aeroplanos. Há ainda uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.

A coleção conta com grande quantidade de jornais. Isso se dá por um costume de Santos-Dumont – para não perder nada do que era publicado sobre ele e suas invenções mundo afora, contratou pelo menos quatro empresas especializadas em rastrear jornais. Assim, toda vez que seu nome era mencionado, recebia um recorte da reportagem. Apesar de muitos deles estarem em francês, é possível ler os textos traduzidos, junto aos originais. Para finalizar, uma homenagem ao famoso Demoiselle: uma réplica em tamanho real do aeroplano.

A mostra dá continuidade à proposta do instituto de democratizar o acesso ao acervo da Coleção Brasiliana Itaú – integrando uma série de ações que o Itaú Cultural apoia e desenvolve com o objetivo de preservar e divulgar a memória da arte e da cultura do Brasil.

Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú
quinta 10 de agosto a domingo 1º de outubro de 2017
terça a sexta 8h às 19h
sábado, domingo e feriado 9h às 18h
Palácio da Instrução (Rua Antonio Maria, 151, Centro Norte, Cuiabá/MT)

Entrada gratuita
[classificação indicativa: livre]

Compartilhe