Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Se Essa Rua Fosse Nossa: brincadeiras de rua e cortejo

Cortejo musical, literatura de cordel e brincadeiras de rua são destaques do evento

Publicado em 10/07/2015

Atualizado às 21:11 de 02/08/2018

O domingo 26 de julho é mais um dia para aproveitar a cidade com toda a família: das 11h às 17h, ocorre outra edição do Se Essa Rua Fosse Nossa, no Itaú Cultural e na Rua Leôncio de Carvalho, que fica ao lado do instituto. Desta vez, a programação conta com o cortejo Nas Abas do Meu Cordel, da Cia. da Matilde, e brincadeiras de rua com a Casa do Brincar. Além disso, será possível visitar o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca.

Paralelamente à Ocupação Elomar, Nas Abas do Meu Cordel ocorre às 11h, às 13h e às 16h, com artistas cantando cantigas e contando histórias rimadas no espaço público. A companhia também desafia os participantes em jogos de trava-língua e adivinhas, além de recuperar a história da literatura de cordel e seus artistas de destaque: Patativa do Assaré, João Peron, Firmino Teixeira do Amaral e Antonio Américo de Medeiros, entre outros nomes.

Matilde é um acrônimo que significa Movimento Artístico para Transformação Integrado pela Liberdade, Direitos e Entretenimento. A companhia foi criada em 2004, em São Caetano do Sul (SP), onde desenvolve saraus, oficinas, espetáculos e intervenções, sempre com o objetivo de estimular o exercício da cidadania por meio da arte.

A partir das 12h, as crianças podem pular corda, roubar bandeira, jogar corre cutia, mãe da rua, cabra-cega e outras brincadeiras tradicionais. A Casa do Brincar é um espaço cultural voltado para a faixa etária dos 6 meses aos 5 anos. Realiza ações lúdicas e educativas.

Também alinhado à Ocupação Elomar, das 11h às 17h, o Cantinho da Leitura disponibiliza – além do seu acervo e do acesso ao site infantil do instituto, O Mundo de Bartô – 40 livretos de cordel infantil. Esse material será oferecido durante todo o período da Ocupação – nos Fins de Semana em Família entre 18 de julho e 23 de agosto e neste Se Essa Rua Fosse Nossa.

Por fim, das 11h às 17h, acontece a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs infantojuvenis. Para participar dela, basta trazer uma obra infantil.


Se Essa Rua Fosse Nossa
domingo 26 de julho
das 11h às 17h

[livre para todos os públicos]

[caso chova, consulte a programação no balcão de atendimento do Itaú Cultural]

Nas Abas do Meu Cordel
com Cia. da Matilde
às 11h, às 13h e às 16h
[duração aproximada: 40 minutos]

Brincadeiras de Rua
com Casa do Brincar
a partir das 12h

[livre para todos os públicos]

Rua Leôncio de Carvalho [ao lado do Itaú Cultural]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs
[edição especial com literatura de cordel infantil]
das 11h às 17h
Piso Térreo – Itaú Cultural 

Gratuito

Compartilhe