Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Se fosse fácil, não teria graça

O palhaço Nando Bolognesi apresenta monólogo

Publicado em 16/03/2016

Atualizado às 10:21 de 03/08/2018

Libras

No dia 16 de abril, o Itaú Cultural recebe o palhaço e ator Nando Bolognesi, que apresenta o monólogo Se fosse fácil, não teria graça. A montagem também conta com direção do intérprete e acontece no piso térreo do instituto.

A dramaturgia é inspirada no livro Um Palhaço na Boca do Vulcão, no qual Bolognesi narra sua trajetória de quase 30 anos de convivência com uma doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante. No texto, o autor conta como aprendeu a lidar com as limitações impostas pela doença, desde seu diagnóstico, aos 21 anos, até hoje. O relato é humano e comovente, mas não carece de humor ao tratar sobre como é possível transformar dificuldades, limites e crises em alegrias. É um espetáculo que convida o público a refletir sobre seu lugar no mundo e sua relação com alteridade, com a vida e com a morte.

Nando Bolognesi
Antes de se tornar ator, Bolognesi se formou em economia na Universidade São Paulo (USP) e em história na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Buscando mudar de vez sua vida, ingressou na Escola de Arte Dramática (EAD), da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Trabalhou no cinema - no elenco de filmes como Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky, e Carandiru, de Hector Babenco -, e no teatro, com diretores como Celso Frateschi, Elias Andreato, José Rubens Siqueira, William Pereira e Cristiane Paoli Quito.

Seu trabalho como palhaço é um grande destaque de sua carreira. Criou o personagem Comendador Nelson e atuou por quatro anos nos Doutores da Alegria. Desenvolveu ainda o projeto Fantásticos Frenéticos - Palhaços em Hospitais Psiquiátricos, onde atuou por três anos, e integrou o elenco de palhaços-improvisadores no espetáculo Jogando no Quintal.

Espetáculo Se fosse fácil, não teria graça
sábado 16 de abril de 2016
às 20h
[duração aproximada 80 min]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) 247 lugares

Entrada gratuita - ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[classificação indicativa 12 anos]

Compartilhe