Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Exposição na Maré celebra os 105 anos de Abdias Nascimento

Parte do conteúdo da "Ocupação Abdias Nascimento", mostra realizada pelo Itaú Cultural em 2016, compõe a exposição na comunidade carioca

Publicado em 14/03/2019

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

Poeta, ator, dramaturgo, escritor, artista plástico, docente, formado em economia, político, ativista: Abdias Nascimento, homem multifacetado, tantos em um só, completaria 105 anos em 2019. Nascido em 14 de março, foi tema de uma edição do programa Ocupação Itaú Cultural, mostra que permaneceu em cartaz de novembro de 2016 a janeiro de 2017. Agora, o legado do defensor dos direitos das populações negras volta a ser protagonista de uma exposição: a Maré, comunidade carioca, recebe a história de Abdias, um caminho que se entremeia com as lutas do movimento social negro no Brasil.

Elisa Larkin Nascimento, viúva do autor de O Quilombismo (1980), conta que notou, na Maré, um interesse pelo trabalho do homenageado: educadores, estudantes, gente de áreas diversas, todos moradores do Complexo, querem saber mais sobre Abdias. Adicionado a esse interesse, há outro fator: a morte de Marielle Franco, vereadora vinda da Maré, assassinada em 14 de março de 2018. Uma vez mais, Maré. Uma vez mais, 14 de março. Uma vez mais, a causa de negros e negras. A partir de tamanha força simbólica, surge a exposição atual, inaugurada em 14 de março. Uma vez mais.

A mostra reúne material de acervo, bem como parte do que foi produzido para a Ocupação, a exemplo de uma série de vídeos. “Além da parceria em relação ao conteúdo, o Itaú Cultural nos deu apoio para que a própria exposição fosse feita”, enfatiza Elisa, cuja expectativa é a de que se consiga atingir um público que ainda não conhece a obra de Abdias Nascimento. Fora isso, planejam-se ações educativas nas escolas, um todo que pretende expandir as palavras do fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN). “Acho importante que aprofundemos os aspectos da cultura negra e estou contente de estar na Maré com esse projeto”, pontua Elisa. Abdias fica por lá até o 14 de junho em forma de exposição. Já enquanto inspiração, há de continuar por muito tempo.

   >> Também em 14 de março, celebram-se os 105 anos de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo (1960). Saiba mais sobre a trajetória da escritora.

               
Mostra sobre Abdias Nascimento na Maré
abertura 14 de março de 2019
às 18h
Centro de Artes da Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Maré (RJ)
em cartaz até 14 de junho de 2019

Compartilhe