Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seis Temas à Procura de Autoria

Curso com a escritora Ana Maria Gonçalves provoca reflexão sobre assuntos relacionados à escravidão e ao racismo no Brasil

Publicado em 22/01/2016

Atualizado às 10:19 de 03/08/2018

De 29 de fevereiro (segunda-feira) a 4 de março (sexta-feira), Ana Maria Gonçalves, escritora mineira radicada na Bahia, ministra o curso Seis Temas à Procura de Autoria, sempre das 19h às 22h. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 2168 1876, de 2 a 17 de fevereiro – de terça a sexta, das 9h às 20h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.

Autora do livro Um Defeito de Cor (2006) – romance histórico ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007) –, no curso Ana Maria trata, por meio de uma perspectiva do fazer artístico, de questões relacionadas aos processos de construção e desconstrução do imaginário que nos definem como Brasil, um país construído a partir do trabalho escravo. Os seis temas centrais abordados serão a escravidão e o racismo através dos tempos, religiosidade e outros afetos, branquitude e negritude, o corpo negro, pertencimento e memória, provocando e despertando o interesse pela pesquisa e pelo entendimento desses assuntos.

Voltado para artistas em geral, Seis Temas à Procura de Autoria nasceu da experiência de Ana Maria como palestrante e escritora-residente em universidades dos Estados Unidos. Estimulados pela leitura de Um Defeito de Cor, alunos de diferentes áreas apresentaram curiosidade em relação ao modelo de escravidão implantado no Brasil – principalmente quando comparado ao modelo norte-americano – e a suas influências no manejo das relações raciais ao longo da nossa história.

> Em 2015 Ana Maria Gonçalves participou do evento Escritora-Leitora, ouça aqui a participação dela no evento.

Ana Maria Gonçalves

Nascida em Ibiá (MG) em 1970, cursou publicidade e propaganda e trabalhou na área até 2001, quando começou a escrever ficção. Em 2002 mudou-se de São Paulo para a Ilha de Itaparica (BA), onde escreveu e lançou em edição de autor o romance Ao Lado e à Margem do que Sentes por Mim. Enquanto escrevia a obra, fazia a pesquisa histórica para Um Defeito de Cor, metaficção historiográfica baseada na vida de Luisa Mahin, tida como mãe do poeta Luiz Gama; o livro foi lançado pela Editora Record em 2006. Ana Maria tem textos publicados em antologias em Portugal e na Itália. Morou por sete anos nos Estados Unidos, pesquisando e ministrando cursos e palestras sobre relações raciais. Como escritora-residente, ministrou leituras e cursos na Universidade Tulane (2007), na Universidade Stanford (2008) e no Middlebury College (2009), todos nos EUA. Atualmente mora em Salvador e está finalizando um novo livro de ficção, além de escrever para teatro e cinema.

 

Seis Temas à Procura de Autoria
com Ana Maria Gonçalves
segunda 29 de fevereiro a sexta 4 de março de 2016
19h às 22h
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (25 vagas) – para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 2168 1876, de 2 a 17 de fevereiro; de terça a sexta, das 9h às 20h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Compartilhe