Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Gare Centrale apresenta 'Ressaca'

Fantasia e realidade, tragédia e humor se misturam no espetáculo trazido pelo grupo belga Gare Centrale, ícone do teatro de objetos

Publicado em 27/04/2015

Atualizado às 21:08 de 02/08/2018

Convidados pelo Grupo Sobrevento, selecionado do programa Rumos 2013-2014, a companhia belga Gare Centrale apresenta no Itaú Cultural, em São Paulo, o espetáculo Ressaca, nos dias 5 e 9 de maio, às 20h, e 10 de maio, às 19h. A companhia se destaca no campo de teatro de objetos e animação – o gênero abrange montagens que fazem uso de máscaras, fantoches, marionetes, sombras e objetos em geral.

Veja mais:

>> Terça Tem Teatro: Maio

Ressaca mescla música e interpretação, narrativa e metalinguagem para contar uma história de perda e recuperação, partindo da premissa de um casal falido à deriva no oceano. A Gare Centrale desenvolve pesquisa e criação no campo do teatro de objetos e de animação desde 1984.

Fundadora da Gare Centrale, a atriz e diretora Agnès Limbos vem ao Brasil para um trabalho em parceria com o Sobrevento, que promove uma residência artística, uma oficina e a troca de experiências e processos artísticos, em um intercâmbio aberto a estagiários do Espaço Sobrevento. Essas atividades ocorrem no âmbito do projeto selecionado do Rumos Teatro de Objetos: Desumanização nas Grandes Cidades. Além disso, o Sobrevento apresenta nos dias 9 e 10 de maio a peça Mozart Moments, também no Itaú Cultural. Saiba mais.

Acesse outras informações sobre a peça e minibiografias dos participantes abaixo. Saiba mais sobre o teatro de bonecos no Brasil no site da Ocupação Giramundo, que ocorreu no instituto de novembro de 2014 a janeiro de 2015.

Selecionado Rumos: Ressaca

terça 5 e sábado 9 de maio
às 20h

domingo 10 de maio
às 19h

Um casal que perdeu a casa, o carro e até as roupas termina à deriva em um barco velho no meio do mar. Eles chegam à África, onde descobrem oportunidades de recuperar tudo o que haviam perdido. A interpretação mistura canto e narração, diálogo e música, encenando os fatos e comentando-os “de fora”.

[classificação indicativa: 12 anos]
[duração aproximada 75 minutos]
Sala Itaú Cultural – 249 lugares

Gratuito – distribuição de ingressos com meia hora de antecedência

O grupo Sobrevento é considerado um dos maiores expoentes do teatro de animação em âmbito internacional. Desde 1986, monta espetáculos e realiza festivais e atividades de formação e difusão, além de se dedicar à pesquisa de linguagem teatral. A partir de 2010, passou a investigar também o teatro de objetos. Dos estudos saíram as peças Bailarina (para bebês), São Manuel Bueno, Mártir e Sala de Estar.

A companhia Gare Centrale desenvolve peças tragicômicas, no encontro entre fantasia e realidade, dentro de suas pesquisas sobre teatro de objetos e animação. A busca é por um teatro popular que emocione e que evolua constantemente seus recursos em linguagem corporal e visual. A companhia tem um repertório de 11 peças apresentadas em mais de 25 países.

A atriz e diretora Agnès Limbos é considerada a grande dama do teatro de objetos. Professora, lecionou em instituições renomadas como a Escola Superior das Artes da Marionete, de Charleville-Mézières, na França, e a Escola de Teatro Visual, em Tel Aviv, Israel. É formada em ciências políticas e filosofia e estudou na Escola Internacional de Mímica e Teatro do Movimento Jacques Lecoq.

Compartilhe