Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Selton

Quarteto faz show de lançamento do álbum Loreto Paradiso

Publicado em 23/03/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

O quarteto gaúcho Selton, formado por Ramiro Levy (voz e guitarra), Ricardo Fischmann (voz e guitarra), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e mpc), sobe pela primeira vez ao palco do Auditório Ibirapuera para o show de lançamento de Loreto Paradiso (2016), quarto álbum da carreira. A apresentação conta com a participação especial do músico, instrumentista e compositor Maurício Pereira.

“Nós conhecemos o trabalho do Maurício em Milão”, conta Ramiro Levy. “Descobrimos o disco dele Pra Marte (2007) e piramos completamente; viramos fãs na hora. Isso foi logo que chegamos à Itália.” Mas foi apenas durante os shows da turnê do disco Saudade (2013) aqui no Brasil, em 2014, que os músicos conheceram o artista e acabaram gravando com ele em um estúdio em São Paulo. “Foi afinidade total”, diz Ramiro. “Rolou na hora uma sintonia. E desde então nos tornamos parceiros.”

Originado na Espanha em 2006 e radicado desde 2008 na Itália (em Milão), onde foi revelado, o Selton reúne influências de MPB, pop psicodélico e “cantautores” - como os italianos Enzo Janacci e Lucio Dalla - em letras cantadas em três idiomas: português, inglês e italiano. Os quatro amigos de infância, que nunca haviam tocado juntos, apesar das aulas de música na escola Beethoven, em Porto Alegre, se encontraram por acaso em Barcelona (Espanha) em 2005, quando cada um, por conta própria, resolveu fazer uma viagem ao exterior. “Eu estudava psicologia e a ideia era trancar a faculdade para viajar e voltar depois”, explica Ramiro. “Acabamos nos encontrando por acaso e decidimos tentar tocar juntos na rua.”

Era no Parque Güell que o quarteto se reunia para tocar músicas dos Beatles, na tentativa de juntar algum dinheiro para pagar o aluguel enquanto vivia na cidade espanhola. “Desde o primeiro dia que tocamos na rua, já levantamos uma grana em moedas”, diz Ramiro. “No dia seguinte, deu o dobro, depois o triplo [...] Após um mês, conseguimos juntar dinheiro para gravar o nosso ‘disquinho’”, revela o guitarrista.

A sorte definitivamente sorriu para Ricardo, Ramiro, Eduardo e Daniel quando, dois anos depois das primeiras apresentações, naquele mesmo parque, uma equipe de produção de um programa da MTV Itália, que estava gravando em Barcelona, os ouviu tocando. “Ali nós conhecemos o produtor musical do programa, que nos convidou para ir a Milão”, conta Ramiro.

De lá para cá, o Selton não parou mais. Além de quatro álbuns gravados - Banana à Milanesa (2008), lançado somente na Itália; Selton(2010), o primeiro com canções autorais; Saudade (2013), que trouxe a banda de volta ao Brasil; e, agora, Loreto Paradiso - e do grande sucesso na Itália, o grupo já se apresentou em diversos países, como Bélgica, República Tcheca e Portugal. Em 2008, Banana à Milanesa recebeu quatro estrelas da revista Rolling Stone italiana e foi eleito um dos cinco melhores lançamentos do ano pela revista Internazionale. Em 2013, o grupo recebeu no Brasil o Prêmio APCA 2013 de Grupo do Ano por Saudade, que se destacou nas listas de melhores discos nacionais.

Selton
domingo 10 de abril de 2016
às 19h
[duração aproximada: 80 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe