Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminário Dicções Femininas na Cultura Brasileira

O evento propõe a discussão de temas ligados às mulheres e ao feminismo

Publicado em 09/09/2016

Atualizado às 10:31 de 03/08/2018

Libras

Nos dias 24 e 25 de setembro o Itaú Cultural apresenta, em parceria com a revista Cult, o seminário Dicções Femininas na Cultura Brasileira. O evento – que conta com quatro mesas, dois espetáculos e uma performance – traz para o instituto a discussão de questões referentes às mulheres e ao feminismo. O evento contará com transmissão ao vivo.

O dia 24 começa com a mesa A Presença Transformadora da Mulher na Cultura Brasileira, às 14h. Nela, Djamila Ribeiro, Ivana Bentes e Eliane Potiguara debatem, com mediação de Bianca Santana, questões como a maneira com que as mulheres são representadas pela mídia, pelo cinema e pela literatura, e se há espaços culturais que ainda não são ocupados por mulheres.

A programação continua às 16h, com a mesa Produzir Arte – Desfazendo a Hegemonia e Suas Complexidades, com Estela Lapponi, Roberta Barros e Tânia Farias, que, mediadas por Úrsula Passos, abordam maneiras de tornar o circuito artístico mais diverso, entre outros tópicos.

Às 19h a artista Estela Lapponi apresenta sua performance Intento 00035 – Ça m’Énerve!!!, em que a personagem Zuleika Brit se despe em frente ao público e aponta o que lhe incomoda em seu corpo. A programação do dia termina às 20h, com o espetáculo Mulheres Violentas, que evolui, a partir de uma palestra acerca da violência contra a mulher, para um mosaico de denúncia, testemunho e crítica sobre o fato de as mulheres terem sido historicamente vítimas de violência.

No dia 25 a mesa Silenciamento do Feminino acontece às 14h, com Eliane Dias, Marcia Kambeba e Marcia Tiburi, mediadas por Caróu Diquinson. A discussão aborda a hegemonia masculina nas diferentes narrativas e o fato de nelas as mulheres serem tratadas como objetos – e o que muda quando as mulheres tomam para si a construção dessas narrativas.

A última mesa do dia, A Legitimação da Presença da Mulher no Ambiente Acadêmico, acontece às 16h. Azelene Kaingang, Nilma Gomes e Michele Fanini, com mediação de Lais Modelli, discutem a presença da mulher em instituições acadêmicas.

Para encerrar o evento, às 19h, Nina Giovelli apresenta o espetáculo Glory Box, que propõe uma desestabilização de certezas impostas, grudadas, aderidas aos corpos femininos.

Para mais informações acesse a aba Programação.

Seminário Dicções Femininas na Cultura Brasileira [com interpretação em Libras]
sábado 24 domingo 25 de setembro de 2016

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo]

Compartilhe