Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminário Memória, Resistência e Políticas Culturais na América Latina

Temas como memórias, resistências, migrações e exclusão serão abordados no seminário promovido pelo Observatório e pelo Centro de Memória...

Publicado em 23/02/2017

Atualizado às 10:50 de 03/08/2018

Nos dias 16 e 17 de março, o Observatório e o Centro de Memória do Itaú Cultural promovem o Seminário Memória, Resistência e Políticas Culturais na América Latina. A programação conta com quatro mesas e uma oficina.

A palestra de abertura, no dia 16, é conduzida pelo professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural/Iphan Ulpiano Bezerra. Na sequência, a mesa Memórias, Políticas e Resistências: Experiências na América Latina, composta apenas de representantes de museus e centros de memória, trazem uma narrativa histórica de suas instituições, discutem seu papel na atuação política e como eles representam um espaço de resistência. Quais são seus limites de atuação nesses âmbitos? De que forma podem contribuir para uma discussão política contemporânea? No mesmo dia, a mesa Movimentos e Migrações na América Latina tem por objetivo compreender essa dinâmica sob alguns pontos de vista, como a imigração contemporânea e a economia política, averiguando tendências estruturais do fenômeno social da migração.

No dia 17, pela manhã, o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín Jorge Melguizo realiza a oficina Política e Gestão Cultural em Áreas de Conflito. Melguizo inicia também os debates no período da tarde. A mesa Arte, Exclusão e Memórias propõe uma discussão sobre como a memória pode contribuir de maneira positiva na relação entre arte e exclusão e para o legado dessa aproximação. A última mesa do evento apresenta uma reflexão sobre natureza e memória. As relações culturais construídas e reconstruídas com o entorno natural cada vez mais impactado por conflitos político-econômicos e catástrofes ambientais são algumas das questões a ser discutidas, inserindo-se a perspectiva das memórias individuais e coletivas no enfrentamento desses desastres contemporâneos.

Confira a programação.

Inscrições encerradas para a oficina Política e Gestão Cultural em Áreas de Conflito.

Compartilhe