Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminário Memórias, Resistências e Políticas Culturais na América Latina | Vídeos na íntegra

Promovido nos dias 16 e 17 de março, o Seminário Memórias, Resistências e Políticas Culturais na América Latina apresentou em suas mesas...

Publicado em 09/05/2017

Atualizado às 10:50 de 03/08/2018

Confira na íntegra o Seminário Memórias, Resistências e Políticas Culturais na América Latina, que apresentou em suas mesas as mesmas temáticas tratadas na Revista Observatório 22 de maneira aplicada. Subiram ao palco alguns dos autores de artigos, como o bailarino colombiano Álvaro Restrepo, o jornalista haitiano Pierre Michel Jean, a editora da revista professora doutora Zilda Iokoi – fazendo mediação da mesa Arte, Exclusão e Memórias –, a professora doutora Lúcia Lippi, na mediação da mesa Natureza e Memória, com participação de Rosa Trakalo, do Parque Nacional Serra da Capivara (PI), entre outros.

O seminário ocorreu nos dias 16 e 17 de março e contou ainda com as participações do professor Ulpiano T. Bezerra de Meneses – que fala sobre o conceito de “memória traumática”, resultado de tragédias sociais, e como as ciências humanas podem entendê-lo – e do colombiano Jorge Melguizo, que tratou de política e gestão cultural em áreas de conflito, contextualizando o cenário que encontrou nos cargos que ocupou, bem como as transformações que se deram ao longo do tempo.

Memórias, Políticas e Resistências: Experiências na América Latina

Os conferencistas trazem uma narrativa histórica de suas instituições, discutem o papel dos museus na atuação política, e como eles representam um espaço de resistência. Quais seus limites de atuação nestes âmbitos? E de forma podem contribuir para uma discussão política contemporânea?

Movimentos e Migrações na América Latina

Na contemporaneidade os movimentos migratórios se apresentam como uma das questões de maior relevância para as discussões que buscam entender as muitas formas do comportamento da sociedade.

Arte, Exclusão e Memórias

Dentro de perspectiva da memória, buscaremos uma relação em entre a arte e a exclusão, e como a memória pode contribuir de maneira positiva para esse relacionamento, e para o legado desta aproximação.

Natureza e Memórias

As relações culturais construídas e reconstruídas com o entorno natural cada vez mais impactado por conflitos político econômicos e catástrofes ambientais serão discutidas nesta mesa, trazendo a perspectiva das memórias individuais e coletivas no enfrentamento destes desastres contemporâneos.

Compartilhe