A segunda edição da Série Repórter, encontro idealizado para documentar experiências de grandes repórteres brasileiros, ganhou o tema Memórias e Interrogações – a Reportagem e a História em Movimento e acontece no dia 2 de setembro, no Itaú Cultural.

Com curadoria da jornalista Eliane Brum, o evento promove discussões sobre o exercício da reportagem sob a perspectiva das tradicionais e das novas narrativas. Todas as mesas serão registradas em vídeo e disponibilizadas na internet.

Esta edição do encontro tem como homenageado o repórter José Hamilton Ribeiro, que participa da última mesa, às 20h, contando suas experiências acumuladas ao longo de 60 anos no jornalismo. Para esse painel foram convidados os repórteres Clóvis Rossi, Ricardo Kotscho e Lúcio Flávio Pinto, além da mediadora Eliane Brum.

Bruno Torturra participa do debate Narrativas em TransformaçãoEliane Brum idealizou o evento junto ao Itaú Cultural e participa das mesas sobre Lúcio Flávio pinto e José Hamilton RibeiroKátia Brasil participa da mesa Narrativas de TransiçãoLeonencio Nossa participa de mesa sobre a trajetória de Lúcio Flávio PintoLúcio Flávio Pinto participa da mesa sobre sua trajetória e também participa do debate homenageando José Hamilton RibeiroPaulina Chamorro participa da mesa sobre a trajetória de Lúcio Flávio PintoRene Silva participa da mesa Narrativas de TransiçãoRicardo Kotscho fará parte da mesa em homenagem a José Hamilton RibeiroO jornalista José Hamilton Ribeiro é o homenageado desta edição do Série Repórter

A primeira mesa do evento irá discutir a inusitada história de Lúcio Flávio Pinto, criador do Jornal Pessoal, que circula em Belém (PA) e região há 28 anos e tem financiamento totalmente independente.

Já o painel Narrativas de Transição traz cinco repórteres com trajetórias diversas, que vão mostrar como estão se inventando e reinventando diante das profundas transformações recentes da imprensa.

Série Repórter

Lúcio Flávio Pinto: o Repórter que Inventou um Jornal Pessoal
com Lúcio Flávio Pinto, Leonencio Nossa, Paulina Chamorro, Claudiney Ferreira e Eliane Brum
15h às 16h30

Narrativas de Transição
com Bruno Paes Manso, Laura Capriglione, Bruno Torturra, Kátia Brasil e Rene Silva
17h às 19h30 

José Hamilton Ribeiro – 60 Anos de Reportagem
com José Hamilton Ribeiro, Clóvis Rossi, Ricardo Kotscho, Lúcio Flávio Pinto e mediação de Eliane Brum
20h às 21h30

Série Repórter
quarta 2 de setembro de 2015
Sala Itaú Cultural – 247 lugares

Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência (de cada mesa)

[livre para todos os públicos]