Cidade gráfica

Os trabalhos mostrados aqui são o agrupamento resultante do olhar de três designers sobre o binômio design gráfico e cidade. Não se trata, no entanto, de uma exposição convencional sobre a profissão – na qual se apresentam projetos comissionados que se destacam por prover soluções exequíveis ou que apontam as últimas tendências da linguagem gráfica.

 

Optamos por alguns deslocamentos. A fronteira do que é ou deixa de ser design foi posta em segundo plano, abrindo passagem para todo tipo de contaminação. Mais do que nas respostas, o foco está nas questões levantadas, nos processos por trás dos trabalhos e, sobretudo, nas estratégias, que têm como denominador comum o uso perspicaz do instrumental gráfico para tratar do coletivo.

 

Valendo-se do campo fértil que é a cidade, nosso desejo com este projeto foi ampliar o repertório de possibilidades tanto do uso do léxico do design quanto das formas de atuação do profissional. O conjunto de trabalhos expostos instiga os designers a atuar de forma mais propositiva e desvinculada da encomenda incluindo a pesquisa, a reflexão, a atuação política. A ênfase está na comunicação visual que privilegia a troca e o diálogo, uma vez que o espaço urbano é o lugar da heterogeneidade, do encontro e da diferença, do conflito e da negociação.

 

Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos

O design gráfico no contexto urbano

No sentido de ampliar o olhar, a compreensão e o debate sobre o design gráfico brasileiro e internacional, o Itaú Cultural apresentou em 2014 a exposição Cidade Gráfica. A mostra revelou uma visão panorâmica sob uma perspectiva específica: a investigação da relação do designer com questões urbanas – as suas complexidades e suas problemáticas –, seja de forma crítica, seja de forma criativa e/ou poética.

 

Com curadoria de Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos [membros da Alliance Graphique Internationale (AGI)], Cidade Gráfica privilegiou tanto projetos gráficos convencionais (livros, cartazes, fontes etc.) quanto pesquisas acadêmicas e obras de artistas que operam na fronteira entre as artes plásticas e o design gráfico, partindo do pressuposto de que processos de trabalho são tão importantes quanto produtos finais.

 

A sua narrativa focou-se em algumas capitais brasileiras e em trabalhos selecionados em chamada aberta nacional – realizada pela internet, para possibilitar maior abrangência. No entanto, não houve distinção no espaço expositivo entre os projetos selecionados na chamada aberta e aqueles escolhidos pelos curadores – todos eles contribuíram igualmente para o debate sobre o design gráfico e as suas muitas possibilidades no contexto da metrópole contemporânea.

 

Itaú Cultural

Ficha técnica

Site

Organização de conteúdo

Júlia Sottili

Lilian Sales

Luciana Soares

Sofia Fan

 

Edição de textos

Maria Clara Matos

 

Supervisão de revisão

Polyana Lima

 

Revisão

Rachel Reis (terceirizada)

 

Tradução

Marisa Shirasuna (terceirizada)

Direção de arte

Jader Rosa

 

Projeto gráfico

Serifaria (empresa terceirizada)

 

Edição de fotografia

André Seiti

Maíra Acayaba

 

Fotos

André Seiti

Maíra Acayaba

Exposição

ITAÚ CULTURAL

Presidente

Milú Villela

Diretor-superintendente

Eduardo Saron

Superintendente administrativo

Sergio Miyazaki

 

Curadoria

Celso Longo

Daniel Trench

Elaine Ramos

 

Projeto expográfico

Metro Arquitetos Associados (Martin Corullon,
Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana
Ziebell e Marina Pereira)

 

CHAMADA ABERTA DE TRABALHOS

Comissão de seleção

Agnaldo Farias

Celso Longo

Daniel Trench

Elaine Ramos

Jader Rosa

 

NÚCLEO DE ARTES VISUAIS

Gerência

Sofia Fan

Coordenação

Luciana Soares

Produção executiva

Júlia Sottili

Lilian Sales

 

NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E LITERATURA

Gerência

Claudiney Ferreira

Coordenação

Kety Fernandes Nassar

Produção audiovisual

Camila Fink

Paula Bertola

Edição de imagens

Luiza Fagá

 

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Gerência

Ana de Fátima Sousa

Direção de arte

Jader Rosa

Comunicação visual

Yoshiharu Arakaki

Diagramação

Serifaria (empresa terceirizada)

Edição de fotografia

André Seiti

Produção editorial

Lívia G. Hazarabedian

Produção gráfica

Lilia Goes (terceirizada)

Coordenação de conteúdo

Carlos Costa

Edição de textos

Agência Lema (empresa terceirizada)

Thiago Rosenberg

Supervisão de revisão

Polyana Lima

Revisão (terceirizada)

Ciça Corrêa

Nelson Visconti

Rachel Reis

Tatiana Diniz

Tradução (terceirizada)

Marisa Shirasuna

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E RELACIONAMENTO

Gerência

Valéria Toloi

Coordenação de atendimento educativo

Samara Ferreira

Educadores

Ana Figueiredo (estagiária)

Bianca Selofite

Claudia Malaco

Débora Fernandes

Guilherme Ferreira

Isabela Quattrer (estagiária)

Josiane Cavalcanti

Raphael Giannini

Samantha Nascimento (estagiária)

Thiago Borazanian

Coordenação de atendimento ao público

Tatiana Prado

Supervisão

Nathalie Bonome

Silvio Santis

 

NÚCLEO DE INOVAÇÃO
Gerência

Marcos Cuzziol

Equipe

Edinho Almeida (terceirizado)

João Aleixo

 

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS

Gerência

Henrique Idoeta Soares

Coordenação

Edvaldo Inácio Silva

Vinícius Ramos

Produção

Alyne Arroyo Barbosa de Oliveira (terceirizada)

Daniel Suares (terceirizado)

Erica Pedrosa Galante

Fabio Marotta

Maria Zelada (terceirizada)

Wanderley Bispo

O Itaú Cultural realizou todos os esforços no sentido de encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras fotográficas aqui publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique alguma imagem/obra fotográfica de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

 

O Itaú Cultural e os curadores agradecem a todos os artistas e fotógrafos que cederam imagens a esta publicação, a todas as pessoas que foram contatadas durante a pesquisa e a AGI Brasil.